Plano de Ensino

Turma 0230 - Transferência de Calor e Massa no Ambiente - 2011/1

Curso: Engenharia Agrícola

Período: 5

Professor(es): Isis Prado Meirelles de Castro

Carga Horária: 34 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

Dentro de uma perspectiva cristã, o Curso de Engenharia Agrícola visa a formação do profissional apto a atuar na resolução de problemas de Engenharia que afetam o desenvolvimento rural. Com conhecimentos básicos de ciências Fisico-matemáticas, de Engenharia, de Ciências Agrárias e de Sócio-Economia, buscando sempre a sustentabilidade ambiental.

Ementa

Transferência de calor: Definições. Mecanismos de transferência de calor:
Condução, Convecção, Radiação e Mecanismos combinados. Regimes de transferência de calor. Lei de Fourier. Fundamentos da convecção, Camada limite.  Determinação do coeficiente de película (h). Princípios da radiação térmica. Lei de stefan-boltzmann. Aletas. Trocadores de calor. Tipo de trocadores. Média logarítmica das diferenças de temperaturas. Coeficiente global de transferência de calor. Isolamento térmico. Transferência de Massa e Lei de Fick.

Competências

Ao final da disciplina o acadêmico será capaz de reconhecer as leis que regem as trocas de calor e massa para o ambiente e aplicá-las em situações de sua área de atuação

Habilidades

- Entender as leis da termodinâmica
- Identificar conceitos fundamentais, como calor e energia
- Conhecer as diferentes formas de transferência de energia e massa
- Aplicar os conceitos na área de atuação

Programa

Apresentação da disciplina
Conceitos e definições
Propriedades de uma substância pura
Trabalho e calor
Primeira lei da termodinâmica
Segunda lei da termodinâmica
Entropia
Irreversibilidade e disponibilidade
Ciclos motores e de refrigeração
Relações termodinâmicas
Misturas e soluções
Transferência de calor por condução
Transferência de calor por convecção
Transferência de calor radiação

Metodologia

As aulas teóricas abordarão os fundamentos, conceitos e aplicações da Química Geral e Inorgânica, de forma expositiva e dialógica, utilizando o quadro branco, slides no powerpoint e artigos que tratem desses conceitos, podendo estes serem utilizados para discussões em grupo e/ou entrega de resenhas.
As aulas práticas compreenderão experimentos que propiciem a aprendizagem da teoria na prática, enfatizando o conhecimento do micro em relação a visão macroscópica.
As atividades semipresenciais utilizarão de um sistema web para a apresentação de questões envolvendo exercícios e/ou artigos sobre o conteúdo da disciplina.

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo e ocorrerá através da participação do aluno nas atividades desenvolvidas na sala de aula e no laboratório. A nota do aluno será constituída da  seguinte maneira :

G1:- Avaliação do contéudo ministrado no primeiro bimestre. Será através de:
- Uma prova com questões abordadas na teoria com valor de 0 a 7,0
- Avaliação contínua nas aulas práticas, que são perguntas feitas ao grupo ao final de cada aula e resolução de questionários e listas de exercícios com valor de 0 a 3,0 pontos.


G2:- Avaliação do contéudo ministrado durante todo o semestre. Será através de:
- Uma prova com questões abordadas na teoria com valor de 0 a 7,0
- Avaliação contínua nas aulas práticas, que são perguntas feitas ao grupo ao final de cada aula e resolução de questionários e listas de exercícios com valor de 0 a 3,0 pontos.

Substituição: uma avaliação que contempla todo o conteúdo do semestre e é feita em casos onde há o interesse de substituir a nota de G1 ou G2, ou quando houve ausência nas datas de G1 e G2. Não há aplicação de avaliações extras. A avaliação substituva tem valor de 0 a 10 pontos

O aluno tem direito a 25% de falta
O aluno ausente nas aulas práticas não receberá pontuação da avaliação contínua, salvo em situações que atestem sua ausência. Nestes casos, será realizada uma atividade extra com pontuação equivalente.
A atividade semipresencial será considerada inválida se não for respondida conforme o solicitado.

Bibliografia

Básica

Bejan, Adrian. Transferência de calor / Adrian Bejan. São Paulo : E. Blücher, 1996. 540 p., il.

Schimdt, Frank W. Introducao as ciencias termicas : termodinamica, mecanica dos fluidos e trans. 2. ed. São Paulo : E. Blücher, 1996. 466 p., il.

Wylen, Gordon J. Van. Fundamentos da termodinâmica clássica / Gordon J. Van Wylen. São Paulo : E. Blücher, 1997. 592 p., il.

Complementar

Atkins, Peter William. Físico-química / P. W. Atkins ; tradução [de] Horacio Macedo. 6. ed. Rio de Janeiro : LTC, 1999. 3 v., il.

Shames, Irving Herman. Mecânica dos fluídos / Tufi Mamed Assy. São Paulo : E. Blücher, 1995. v., il.

Stoecker, W.F. Refrigeração industrial / W. F. Stoecker, J. M. Saiz Jabardo. São Paulo : E. Blücher, 1994. 453 p.

Taylor, Charles F. Análise dos motores de combustão interna / Charles F. Taylor. São Paulo : E. Blücher, 1976. 557 p.

Tester, Jefferson W. Thermodynamics and its applications / Jefferson W. Tester, Michael Modell. 3. ed. Sydney : Prentice Hall, 1997. 936 p., il.