Turma 0558 - Hidrologia - 2010/1

Imprimir

Curso: Engenharia Civil

Período: 7

Professor(es): Edivaldo Alves dos Santos

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2010/1

Objetivo

O curso tem por objetivo promover e transferir tecnologias de projeto e execução de serviços de engenharia civil em atendimento às demandas da sociedade, inserindo no mercado profissionais com sólida formação técnica, econômica, ambiental e cultural, de acordo com os princípios da fé cristã.

Ementa

Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Precipitação. Estatística e probabilidade aplicadas à hidrologia. Escoamento superficial e subterrâneo. Vazão de projeto.  

Competências

Aplicar técnicas usuais de análise hidrológica que permitam embasar o desenvolvimento, o controle e o uso dos recursos hídricos.

Habilidades

Capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade, escrita, oralmente e gráfica no que tange os processos e fenômenos hidrológicos, bem como o uso de recursos tecnológicos para entendimento e estruturação de projetos que façam uso dos temas apresentado na hidrologia.

Programa

1. Processo do ciclo hidrológico: Importância da Hidrologia; Disponibilidade Hídrica; Importância da água; Escalas (temporal e espacial)
2. Regiões Hidrológicas;  Características Físicas e Políticas de uma Bacia Hidrográfica
3. Precipitação: Formação e tipos - Medidas pluviométricas - Precipitação média sobre uma bacia - intensidade pluviométrica;
4. Grandezas características da infiltração; Fatores que intervêm na capacidade de infiltração; Escoamento da água em solos saturados; Escoamento da água em solos não saturados;
5. Evaporação e Evapotranspiração: Definições básicas - Fatores Físicos - Influências meteorológicas - Determinação da evaporação e evapotranspiração;
6. Escoamento Superficial: Ocorrência e fatores que o afetam - Grandezas que caracterizam o Escoamento Superficial - Medição de Vazão - Estimativa do escoamento superficial;
7. Regime dos Cursos de Água: Diagrama de freqüência - Curva de duração ou de permanência - Curva de utilização;
8. Águas Subterrâneas: Modos de ocorrência das águas subterrâneas - Distribuição das águas subterrâneas - Coeficientes que definem um aqüífero.

Metodologia

Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas expositivas e práticas, com a utilização de recursos audiovisuais, visitas a estações meteorológicas e desenvolvimento de experimentos nos laboratórios de recursos hídricos e geoprocessamento.

Os conteúdos serão apresentados em 20 encontros durante o semestre, sendo distribuídos em 19 encontros presenciais e 01 semi-presencial caracterizado por atividade desenvolvida pelos acadêmicos.  

Avaliação

1. Serão realizadas duas provas, INDIVIDUAIS SEM CONSULTA, no semestre. Também serão realizados trabalhos que irão compor a nota final da seguinte maneira:
G1 (ou G2) = 0,70xNP + 0,30xNT
Onde: NP = Nota da prova e NT = Nota do trabalho
2. A matéria das provas corresponderá ao conjunto de todo conteúdo ministrado até a aula que precede a realização da prova;
3. Para as provas de substituição de grau não serão aproveitadas as notas de trabalhos realizados para a composição do grau a ser substituído (G1 ou G2);
4. A prova será corrigida pelo professor na aula seguinte à realização da mesma;
5. A nota de trabalho (NT) será composta através das notas de TESTES, RELATÓRIOS, SEMINÁRIOS, etc;
6. Na composição da média final G1 terá peso 1 e G2 peso 2, conforme determinação institucional.

Bibliografia

Básica

Garcez, Lucas Nogueira. Hidrologia. 2. ed.. São Paulo: E. Blücher. 1988. ( 7 ex.).

Hidrologia :. 2.ed. Porto Alegre: UFRGS. 2000. ( 4 ex.).

Complementar

Avaliação e controle da drenagem urbana. Porto Alegre: UFRGS. 2000. ( 13 ex.).

Righetto, Antonio Marozzi. Hidrologia e recursos hídricos. São Carlos: USP/EESC. 1998. ( 3 ex.).

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário