Turma 0524 - Obras Geotécnicas - 2019/1

Imprimir

Curso: Engenharia Civil

Período: 5

Professor(es): Edivaldo Alves dos Santos

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Objetivo

O curso tem por objetivo promover e transferir tecnologias de projeto e execução de serviços de engenharia civil em atendimento às demandas da sociedade, inserindo no mercado profissionais com sólida formação técnica, econômica, ambiental e cultural, de acordo com os princípios da fé cristã.

Ementa

Estabilidade de taludes: teorias; análises; aplicações. Empuxos de Terra: repouso, ativo e passivo; teoria de Rankine e teoria de Coulomb. Estruturas de contenção: tipos de estruturas; dimensionamento; análise da estabilidade; aplicações. Aterros sobre solos moles: análise de estabilidade; cálculo de recalques; recursos construtivos.

Competências

Desenvolver e analisar os principais tipos de estudos geotécnicos embasados na teoria da Resistência ao Cisalhamento dos Solos.

Habilidades

(1) Caracterizar resistência ao cisalhamento dos solos;
(2) Analisar a estabilidade de taludes;
(3) Calcular a altura máxima de aterros construídos sobre camadas de solo mole;
(4) Prever o valor do recalque de aterros sobre camadas de solo mole;
(5) Determinar o Empuxo de Terra que atua em Estruturas de Contenção;
(6) Dimensionar Muros de Gravidade.

Programa

(01) INTRODUÇÃO AO CURSO: Problemas a serem estudados; Revisão sobre Tensões Geostáticas; Revisão sobre Resistência ao Cisalhamento dos Solos.
(02) ESTABILIDADE DE TALUDES: Tipos de ruptura; Formato das superfícies de deslizamento; Causas de Deslizamentos; Forças que atuam num talude e fatores de segurança; Métodos de análise de estabilidade de taludes; Método de Culmann; Métodos suecos; Método de Fellenius; Exercícios de fixação sobre os métodos de Culmann e de Fellenius.
(03) ATERROS SOBRE SOLOS MOLES: Importância do estudo de solos moles; Origem e formação dos solos moles; Depósitos de solos moles de origem fluvial; Depósitos de solos moles de origem marinha; Resistência ao cisalhamento em solos moles; Estabilidade de aterros sobre solos moles; Recalque; Exercícios de fixação sobre estabilidade e recalque de aterros sobre solos moles.
(04) EMPUXO DE TERRA: Determinação do empuxo; Coeficientes de empuxo ativo, passivo e em repouso; Teoria de Rankine; Ponto de aplicação do empuxo; Exercícios de fixação sobre a teoria de Rankine; Teoria de Coulomb; Valores para ângulo de atrito solo-muro; Ponto de aplicação do empuxo; Exercícios de fixação sobre a teoria de Coulomb.
(05) ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO: Métodos de estabilização de taludes; Muros de arrimo; Muros de arrimo de gravidade; Sistemas de drenagem de muros de arrimo; Critérios de dimensionamento; Segurança ao tombamento; Segurança ao deslizamento; Segurança quanto ao solo de fundação; Exercícios de fixação sobre muros de arrimo; cálculo de muros de concreto; cálculo de muros em gabiões; cálculo de muros em terramesh.

Metodologia

Aulas expositivas; Palestras com professores ou profissionais da área convidados; Pesquisas e trabalhos práticos; Recursos audiovisuais utilizados: Quadro branco, Retroprojetor, vídeo + TV e data-show. 1 - Web Atividade – Defina os processos de análise de estabilidade de taludes. 2 - Web Atividade – Utilizando o método de Fellenius análise à estabilidade do talude, caso não esteja estável, apresente soluções aplicáveis que permitam esta condição

Avaliação

Avaliação (01) Serão realizadas duas provas INDIVIDUAIS e SEM CONSULTA no semestre. Também poderão ser realizados TRABALHOS e/ou TESTES que irão compor a nota final da seguinte maneira: G1 (ou G2) = 0,80 x NP + 0,20 x NT - Onde: NP = Nota da Prova e NT = Nota do Trabalho; - A matéria das provas corresponderá ao conjunto de todo conteúdo ministrado até a aula que precede a realização da prova; - Para as provas de substituição de grau não serão aproveitadas as notas de trabalhos realizados para a composição do grau a ser substituído (G1 ou G2); - Não será permitido o empréstimo de materiais durante a realização das provas; - Não será permitido o uso de celulares na sala de aula. (02) A nota do trabalho (NT) será composta através das notas de TESTES, RELATÓRIOS, etc.

Bibliografia

Básica

Craig, R.F.(Robert F.) Craig, mecânica dos solos / R.F.Craig; tradução Amir Kurban. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: LTC, 2011.
Fiori, Alberto Pio. Fundamentos da mecânica dos solos e das rochas: Aplicação na estabilidade de taludes / Alberto Pio Fiori, Luigi Carmignani. - 2. ed. rev. e ampl. - Curitiba: Ed. UFPR, 2009.
Das, Braga M. Fundamentos de engenharia geotécnica / Braga M. Das; tradução All Tasks; revisão técnica Pérsio Leister de
Almeida Barros. - São Paulo: Thomson Learning, 2007.
Queiroz, Rudney C. Geologia e geotecnia básica para a engenharia civil - São Carlos: RiMa, 2009

Complementar

Massad, Faical. Obras de terra :. São Paulo: Oficina de Textos. 2003. ( 5 ex.).
Vargas, Milton. Introdução a mecânica dos solos. São Paulo: McGraw-Hill. 1977. ( 22 ex.)
Caputo, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações. 6. ed.. Rio de Janeiro: LTC. 1996. ( 19 ex.).
Pinto, Carlos de Sousa. Curso básico de mecânica dos solos. São Paulo: Oficina de Textos. 2000. ( 5 ex.).

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000