Sobre o curso

Engenharia Civil

Coordenador(a): Kenia Parente Lopes Mendonça

E-mail do(a) Coordenador(a): kenia.mendonca@ceulp.edu.br

E-mail do curso: engcivil@ceulp.edu.br

Objetivo

O curso tem por objetivo promover e transferir tecnologias de projeto e execução de serviços de engenharia civil em atendimento às demandas da sociedade, inserindo no mercado profissionais com sólida formação técnica, econômica, ambiental e cultural, de acordo com os princípios da fé cristã.

Perfil do Egresso

O Engenheiro Civil do CEULP/ULBRA deverá ter um perfil generalista, crítico, reflexivo, com uma base adequada em matemática, física e nas chamadas ciências dos engenheiros (fenômenos de transporte, resistência dos materiais, estruturas, recursos hídricos, ciências do meio ambiente, eletricidade, transporte urbano e informática). Deverá possuir também formação analítica e sistêmica voltada à realidade profissional e à ética, com condições de desenvolver sua capacidade de gestão, bem como ser detentor de uma formação teórico-prática que permita a coordenação de obras e projetos na sua execução e acabamentos no âmbito da Engenharia Civil, frente às modernas tecnologias, práticas de canteiros e legislação vigente.
Deve estar integrado à realidade regional, nacional e mundial pelo conhecimento e formação técnica e científica continuada, com visão humanística e global dos problemas sociais e que apresente princípios e valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional. Que seja empreendedor na atuação interativa e coletiva e tenha capacidade de atuação interdisciplinar em equipe, boa comunicação interpessoal e escrita, raciocínio crítico, lógico e analítico, visão integrada sistêmica e estratégica. Que saiba tomar decisões, consciente das noções de risco e apresente visão de alternativas na busca de soluções para problemas específicos ou do cotidiano. Para tanto, deverá desenvolver a atitude do querer saber e do fazer, pressupondo-se a prática investigativa: deverá desenvolver o conhecimento, ou seja, o saber, por meio de um currículo integrado em que se subordinam vários conteúdos a uma ideia central e, finalmente, deverá desenvolver a habilidade do saber fazer, onde se deve conciliar a relação teoria e prática em uma ação reflexiva do aprender fazendo, através de estágios e práticas laboratoriais e de campo.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está em alta para o engenheiro civil, decorrente dos avanços do País, especialmente nas áreas de infraestrutura e habitação, com isso vários setores da engenharia necessitam de profissionais capacitados e com visão crítica para planejar, projetar, executar e fiscalizar obras civis privadas e públicas.

Diferencial

O curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA é oferecido por uma Instituição de alto nível técnico, com 25 anos de atuação no estado, reconhecida regionalmente pela qualidade de seu corpo docente e dos egressos, tendo formado mais de 700 engenheiros civis. O primeiro curso de Engenharia Civil do estado. Curso noturno ou matutino, com currículo atualizado de acordo com as novas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002) e avaliado em 2003 pelo MEC com conceito Bom. Corpo docente formado por engenheiros-professores com larga experiência profissional, qualificação acadêmica e excelente relacionamento professor-aluno. Inserção do aluno nos campos de atuação da Engenharia Civil desde o 1º semestre, propiciando a interação entre teoria e prática, oportunizando a realização de estágio já no primeiro ano do curso. Inclusão de disciplinas, já nos dois primeiros semestres, com forte vinculação à prática da engenharia civil. Aconselhamento individual das matrículas semestrais pela Coordenação do Curso. Tempo padrão de integralização curricular de 10 semestres.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário