COMPETIÇÕES DURANTE A V JORNADA DE ENGENHARIA CIVIL

Entre os dias 26/08/15 e 28/08/15, a Coordenação do Curso de Engenharia Civil, em parceria com o Centro Acadêmico, promove as competições de Pontes de Macarrão, Concrebol e Concreto de Alta Resistência.

20/08/2015 • Atualizado em 20/08/2015 11:35

A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de ensino que realizou esta competição foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em 1983. No Brasil, a competição iniciou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2004, sendo, posteriormente, seguida por mais de 20 instituições brasileiras. Esta atividade envolve alunos dos cursos da área tecnológica, buscando estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina Resistência dos Materiais e disciplinas afins, com a prática projetual.


http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/index.html.


Através deste site é possível fazer a busca de informações e dicas para o projeto e a construção das pontes, bem como a leitura do artigo Didactic games in engineering teaching – case: spaghetti bridges design and building contest (GONZÁLEZ; MORSCH; MASUERO; 2005).


O CONCREBOL foi lançado pela primeira vez no 46º Congresso Brasileiro do Concreto, em 2004, baseado em competição semelhante realizada pelo American Concrete Institute (ACI). O Concurso demanda conhecimento e técnica para a construção de uma bola de concreto simples. A competição faz a bola rolar sobre um equipamento dotado de um contrapeso, que arremete a bola, fornecendo-lhe o impacto necessário para que atinja a outra extremidade, onde está posto um gol. Caso acerte o gol – para isso, precisará rolar em trajetória retilínea – a próxima etapa é submeter a bola a um aparelho de compressão, para medir sua resistência. Ganha bola esférica de maior resistência.


A Competição de Concreto de Alta resistência tem o objetivo de testar a habilidade dos estudantes na preparação de concretos resistentes. O desafio proposto ao estudante é o de moldar um corpo de prova, capaz de atingir altas resistências à compressão.


Os editais das competições estão disponíveis no portal do CEULP ULBRA, através do link abaixo:


http://ulbra-to.br/cursos/Engenharia-Civil/uploads/EditalIIIPonte-de-Macarrao-Ceulp-ULBRA.pdf
http://ulbra-to.br/cursos/Engenharia-Civil/uploads/Edital-do-II-ConcursoCARCEULPULBRA.pdf
http://ulbra-to.br/cursos/Engenharia-Civil/uploads/EditalBall-Concrete-2015.pdf


Taxa de inscrição
Do dia 12/08/15 até 20/08/14 - Por inscrito - R$ 10,00

Importante:
O pagamento deve ser realizado para o Centro Acadêmico.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado