Engenharia Civil do Ceulp/Ulbra é a melhor da região Norte em competições do IBRACON

Os acadêmicos do CEULP/ULBRA conseguiram nessa competição a melhor posição da região norte do país.

12/11/2015

Grupo de 18 alunos do curso de Engenharia Civil do Ceulp/Ulbra participaram no final de outubro, na cidade de Bonito (MS) do 57º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON). O grupo foi guiado pelo Prof. Daniel Iglesias e pelo estudante André Soares Mendes, também técnico do Laboratório de Materiais e Estruturas, .

 

Cocar

Durante o evento aconteceram concursos entre estudantes de diversas universidades e os estudantes do Ceulp representaram bem o Tocantins. Na competição Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar) que reuniu 24 universidades diferentes, os tocantinenses ficaram em 5º lugar, ficando a frente de universidades tradicionais.

Os acadêmicos do Centro Universitário conseguiram nessa competição a melhor posição da região norte do país. O concreto colorido permite que a construção de concreto aparente fique com a cor desejada, o que significa redução de custos comos sistemas de revestimentos e acabamentos das construções.

Este Concurso tem por objetivo testar a habilidade dos competidores na preparação de concretos resistentes e coloridos. O desafio proposto consiste em moldar um corpo de prova cúbico, com 10cm de aresta, usando concreto colorido, que apresente a capacidade de atingir altas resistências no ensaio de compressão. 

 

Concrebol

Na competição Concrebol concorreram 20 universidades e os alunos do Ceulp conseguiram a 6ª colocação, fincando a frente de referenciadas instituições como: Universidade Federal do Pernambuco, USP (São Carlos) e Mackenzie.

O Concrebol tem por objetivo testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos leves homogêneos com parâmetros de resistência otimizados. O desafio proposto é o de conceber uma esfera (BOLA) de concreto leve que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.

 

O curso de Engenharia Civil parabeniza todos os envolvidos pelos ótimos resultados e os convoca para a participação em 2016.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado