Publicado em: 13/04/2018 21:55 - Atualizado em: 13/04/2018 21:55

Alunos visitam Estação de Tratamento de Esgoto




Os alunos do curso de engenharia civil da ULBRA, na manhã desta última quarta-feira dia 11/04/2018, fizeram uma visita técnica na ETE - NORTE (Estação de Tratamento de Esgoto – BRK). A visita é parte da disciplina de Impacto Ambiental ministrada pela professora Dra Michele Ribeiro Ramos.

Na ocasião foi possível compreender todo o processo de tratamento do resíduo que chega à estação, bem como as medidas que a Empresa adota para minimizar os impactos permanentes do empreendimento no local.  A Estação está localizada em uma região relativamente afastada do centro urbano de Palmas, porém o uso de cortinas verdes, a presença de remanescentes florestais nativos e sobretudo o uso de espécies que exalam odor como Eucaliptos citriodora são ótimas alternativas para minimizar o impacto causado na qualidade do ar nessa região. Durante a caminhada dentro da Estação, além das alternativas citadas acima, também foi verificado o uso do Nim (Azadirachta indica A. Juss), uma espécie florestal que entre outros benefícios tem ação antimicrobiana.

Em relação aos resíduos gerados do tratamento do esgoto, (em média 30% lodo e 70% gases), a Empresa armazena os primeiros em “GeoBags” e destinam os gases para queima. Contudo, já estão trabalhando em projetos para geração de energia (biogás) e estão abertos para diálogos a respeito de projetos de reaproveitamento do resíduo sólido (lodo) para a agricultura e obras de engenharia civil.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário