Palestra sobre BIM no Projeto de Estruturas na VIII Jornada

25/04/2018 • Atualizado em 25/04/2018 16:35

A segunda noite da VIII Jornada de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA recebeu o palestrante Engenheiro Civil Alio Ernesto Kimura, que ministrou a palestra BIM NO PROJETO DE ESTRUTURAS.
Alio Ernesto Kimura é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru e pós graduado pela EESC (USP). É sócio-diretor da TQS Informática e autor do livro Informática Aplicada em Estruturas de Concreto Armado.


Na sua palestra, Alio abordou o histórico da evolução do conceito BIM nos projetos de Engenharia, comentou sobre os desafios da interoperabilidade entre os softwares e apresentou exemplos de uso de softwares que fazem esta comunicação de dados, que é a base do conceito BIM.


Alio afirmou que, embora esteja em processo de difusão, o BIM ainda é pouco usado no Brasil. Disse também que o BIM deixou de ser uma teoria, uma promessa, uma utopia, e se tornou uma prática, uma realidade, um paradigma para o futuro próximo.


Alio fez um paralelo entre a evolução trazida aos projetos pela introdução do CAD há alguns e o avanço em termos de introdução do BIM. Comentou que a difusão de qualquer tecnologia demanda tempo, não acontece bruscamente. No caso do BIM, não seria diferente, pois ele representa um grande avanço tecnológico dentro da área da construção. A sua difusão está acontecendo gradualmente.  Mas a tendência é que sua abrangência atinja patamares mais elevados.


Os acadêmicos ficaram muito satisfeitos com a palestra, que teve duração de 2 horas e ao final foi aberto espaço para os participantes fazerem perguntas ao palestrante.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado