“Riscos em Barragens” - tema discutido na VIII Jornada

26/04/2018 • Atualizado em 26/04/2018 10:54

No terceiro dia da programação da VIII Jornada de Engenharia Civil foi proferida a palestra “Análise de Riscos em Barragens” pelo Dr. André Pacheco de Assis, professor da UnB.
Na Introdução da sua palestra, o Dr. André comentou sobre a formação e atuação do engenheiro civil nas diversas áreas de estruturas, construção, geotecnia, recursos hídricos, saneamento e transportes. Fez esta introdução destacando que praticamente todas estas áreas estão envolvidas em uma construção de uma barragem para aproveitamento hidroelétrico.
Apresentou as tendências dos projetos hidrelétricos no Brasil, apontando a tendência a aproveitamentos hidrelétricos reversíveis (Usina Hidrelétrica Reversível acoplada a Eólica e Solar). Exibiu fotos e esquemas dos diversos tipos de barragens e das principais falhas de reservatório.


Expôs o conceito de Risco como um denominador comum entre Engenharia e Sociedade, uma vez que a engenharia tende a focar somente na segurança e a sociedade tende a focar as consequências de uma falha em uma obra. E mostrou o novo conceito de custo global de uma obra, quando além do custo de projeto e execução acrescenta-se o custo do risco.
Como são feitas as quantificações das consequências das falhas em barragens foi o assunto final de uma palestra que agradou muito os participantes, por ter sido bastante abrangente em um assunto de extrema importância para a formação do engenheiro civil.

 

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado