Adquiridos 10 kits MOLA para auxílio às aulas de Estruturas

20/09/2018

O curso de Engenharia Civil adquiriu 10 kits Mola para apoio às aulas das disciplinas de Estruturas Isostáticas, Estruturas Hiperestáticas, Resistência dos Materiais I e II, Pontes, Fundações e Projetos de Estruturas de Aço.

O MOLA é um modelo físico interativo que simula o comportamento das estruturas. Cada kit contém várias peças moduladas que conectam-se, permitindo inúmeras combinações e a montagem de diferentes sistemas estruturais. Ao fazer uso do MOLA, professor e alunos podem visualizar os movimentos e as deformações dos elementos estruturais e sentir as estruturas usando as próprias mãos.

Consegue-se, com o uso do kit MOLA, compreender conceitos abstratos de maneira tangível e concreta. A partir de experiências usando o MOLA, o aluno consegue adquirir um conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas. Trata-se portanto de uma ferramenta de análise qualitativa a ser usada como recurso auxiliar aos métodos convencionais de cálculo e dimensionamento das estruturas.

Para fazer a entrega dos kit MOLA adquiridos, o criador do produto – Arquiteto Márcio Sequeira de Oliveira veio até o CEULP/ULBRA, onde ministrou a palestra MOLA: UMA NOVA MANEIRA DE ESTUDAR E ENSINAR O COMPORTAMENTO DAS ESTRUTURAS durante a realização da Aula Magna de Engenharia Civil do semestre 2018/2, realizada em 29 de agosto.

O Arquiteto Márcio Sequeira, que é Mestre em Engenharia Civil, ministrou também um workshop que teve a participação dos professores dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura. O workshop serviu para apresentar o produto e mostrar aos professores algumas das diversas formas de uso do MOLA em aulas das disciplinas de estruturas.

  

  

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado