Kit Mola faz sucesso entre os alunos

27/09/2018 • Atualizado em 27/09/2018 18:06

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro os alunos do curso de Engenharia Civil da área de estruturas tiveram seu primeiro contato com os novos kit Mola, recém adquiridos.
Os kit Mola são formados, basicamente, por molas e tirantes que se ligam com ímãs formando desde estruturas simples até as mais complexas; desde pórticos a treliças espaciais, facilitando a visualização pelos estudantes dos efeitos em uma estrutura.

   

O Laboratório de Materiais e Estruturas foi o local escolhido pelo Professor MSc Daniel Iglesias para a montagem das estruturas e supervisão dos projetos elaborados pelos alunos. “A praticidade lúdica do uso dos kits é excelente para a fixação do aprendizado de conceitos difíceis da área de estruturas, como flambagem, flexão e deformação”, comenta o mestre Iglesias.
O professor também ressalta que o uso das molas fará parte dos planos das aulas de agora em diante como uma ferramenta de aprendizagem: “muitas vezes os acadêmicos entendem os cálculos mas têm dificuldade em visualizar os efeitos dos esforços em estruturas reais”.
Pôde-se observar a montagem de estruturas com formato tradicional com vigas, lajes e pilares simulando um edifício de vários pavimentos, mas alguns alunos também ousaram a criação de pontes com cabos tracionados, simulando uma ponte estaiada.

    

A aluna Bruna Sonego, da disciplina de Pontes ressaltou as infinitas possibilidades de modelos estruturais que podem ser criados. “Além do aprendizado, ainda nos divertimos na aula prática”, comenta a estudante prestes a se formar em Engenharia Civil, com ar de satisfação.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado