Visita técnica a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

11/10/2018 • Atualizado em 11/10/2018 20:34

A turma de engenharia civil fez nesta última quarta-feira, dia 10/10, uma visita técnica na Usina de Reciclagem de Construção Civil. Essa visita é uma das atividades da disciplina de Impacto Ambiental, ministrada pela Prof. Dra. Michele Ribeiro Ramos. A disciplina prepara o engenheiro civil para atuar na área de projetos de EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental).

Na ocasião foi apresentado a estrutura física da usina, como é feita a triagem dos materiais que chegam, como é feita a seleção do que fica de acordo com a granulometria e do material e o que realmente é descartado e depositado no Aterro Sanitário de Palmas.

O projeto da Usina de Reciclagem começou com a iniciativa de construtoras que perceberam que o resíduo produzido nas obras era muito grande e não havia uma destinação ambientalmente correta, a não ser depositá-los no Aterro Sanitário de Palmas. Juntamente com a prefeitura eles se organizaram e criaram uma associação; e com essa associação, eles inauguraram a única usina de reciclagem de materiais da construção civil da região norte. Com isso eles aumentam a vida útil do aterro sanitário e ainda auxiliam a população e técnicos que precisam de materiais para fazerem aterro em suas obras. A retirada é feita gratuitamente, pagando-se apenas o frete que pode ser feito pela própria usina ou com contrato externo. A taxa cobrada para quem quiser descartar resíduos da construção civil é de R$ 20,00 para pessoa física. 

A usina ainda não visa lucro, foi recém-inaugurada (dezembro de 2017) e conta com a ajuda e a participação da população. Infelizmente não foram todas as construtoras que se associaram para criação da usina e por isso ainda é possível visualizar entulhos descartados ao longo das estradas na cidade de Palmas.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a usina e elaborar um parecer técnico sobre a visita contemplando todos os aspectos legais e ambientais do funcionamento e dos impactos positivos gerados com o funcionamento da usina.

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado