Acadêmicos visitam a UHE Lajeado

05/09/2019 • Atualizado em 05/09/2019 19:44

Nesta quinta-feira dia 05 de setembro, alunos da disciplina Geologia Aplicada a Obras Civis fizeram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, a UHE Lajeado, com o acompanhamento da Prof. Kenia Lopes Mendonça.

A visita foi guiada pelo Técnico Clovis Herrera, responsável pela segurança da Usina e que trabalha na empresa desde a sua construção. Inicialmente os alunos assistiram a um vídeo explicativo do funcionamento da Usina, onde tiveram noções das dimensões e capacidades das turbinas e dos geradores, das vazões possíveis pelas comportas dos vertedouros, e também tiveram acesso a alguns detalhes importantes da época da construção da UHE Lajeado. 

Em seguida os acadêmicos conheceram a sala de comando da Casa de Força e então subiram para a crista da barragem, onde puderam verificar o canal de fuga, a barragem de terra e o vertedouro. Verificaram os equipamentos de monitoramento instalados no corpo da barragem de terra.

O aluno Deusdete Lopes Teles ficou muito agradecido pela oportunidade da visita: “Ao fazer essa visita técnica na UHE Lajeado, ficamos orgulhosos de ter escolhido a profissão de engenheiro civil”.

Já a acadêmica Nathaly Ramos Coelho destacou que “visitando essa obra tive a noção da importância da atuação do engenheiro civil, desde a concepção, o projeto e a construção de uma obra de tão grande porte. Quanto conhecimento dos engenheiros envolvidos foi necessário para que ela se tornasse uma realidade”.

     

Veja também

#vempraulbra

Os mais de 1300 egressos em atuação confirmam a qualidade do ensino do primeiro curso de Engenharia Civil do Tocantins
  • Laboratórios de Materiais, Solos, Hidráulica e Topografia
  • Kits mola para simulações de estruturas
  • Diversos softwares disponíveis aos alunos
  • Convênios com construtoras para estágios supervisionados
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Professores com atuação no mercado