Sobre o curso

Engenharia de Minas

Coordenador(a): Erwin Francisco Tochtrop Junior

E-mail do(a) Coordenador(a): tochtrop@ceulp.edu.br

E-mail do curso: engminas@ceulp.edu.br

Objetivo

O curso tem por objetivo promover e transferir tecnologias de projeto e execução de serviços de Engenharia de Minas em atendimento às demandas do mercado, inserindo profissionais no mercado de trabalho com sólida formação técnica, econômica, ambiental e cultural, de acordo com os princípios da fé cristã.

Perfil do Egresso

O curso de Engenharia de Minas tem como propósito formar um profissional capacitado a trabalhar na(o) :

  • Pesquisa e prospecção de recursos minerais tais como minério de ferro, ouro, bauxita, fertilizantes, gemas, água mineral, cobre, níquel, dentre outras.
  • Planejamento e supervisão da extração de minérios através das mais diversas técnicas, a céu aberto, subterrânea e subaquática.
  • Elaboração de planos de desmonte de rochas (plano de fogo), com a utilização de explosivos.
  • Tratamento de minério, separando e concentrando o mineral ou minerais de interesse.
  • Captação de águas subterrâneas;
  • Recuperação da área degradada devido a atividade de mineração, deixando o meio ambiente apto a outra atividade, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.
  • Elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica de empreendimento mineiro.
  • Projeto de execução de barragens, estradas, túneis e taludes;
  • Avaliação e redução dos riscos inerentes às atividades da mineração.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Minas está em ampla expansão, devido ao crescimento do setor mineral. Todas as mineradoras são obrigadas por lei a possuírem Engenheiros de Minas nos seus quadros técnicos, como responsáveis pelas atividades mineiras. O profissional poderá trabalhar em empresas mineradoras, empresas de demolição, empresas construtoras de estradas, empresas de consultoria, empresas de prestação de serviços, centros de pesquisa e/ou tecnologia, órgãos governamentais, instituições de ensino. O Engenheiro de Minas atuará, ainda, em perícias, na emissão de pareceres técnicos, na fiscalização de projetos de mineração, na pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e equipamentos para a mineração, na venda de máquinas e equipamentos de mineração além de produtos químicos como reagentes e explosivos.

Diferencial

O curso de Engenharia de Minas do CEULP/ULBRA é oferecido por uma Instituição de alto nível técnico, com 16 anos de atuação no estado, reconhecida regionalmente pela qualidade de seu corpo docente. O curso de Engenharia de Minas do CEULP/ULBRA é primeiro do estado do Tocantins e o segundo da região norte. O Curso é oferecido a noite, permitindo o trabalho ou estágios durante o período diurno. A inserção do aluno nos campos de atuação da Engenharia de Minas ocorre desde o 1º semestre, propiciando a interação entre teoria e prática, oportunizando a realização de estágio já no primeiro ano do curso. O curso contará com laboratórios de tratamento de minérios, mineralogia, petrografia, pesquisa mineral, pesquisa operacional, mecânica de rocha e desmonte de rocha. Á inclusão de disciplinas, já nos primeiros semestres, com forte vinculação à prática da engenharia de minas. Aconselhamento individual das matrículas semestrais pela Coordenação do Curso. Tempo padrão de integralização curricular de 10 semestres.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário