Visita Técnica Na Região De Monte Santo E Paraíso 28/05/2011

Por Hyrck Raphael da Silva Neto - Acadêmicos de Eng. Minas – Palmas-TO
17/04/2013 • Atualizado em 17/04/2013 10:39

No dia 28 de Maio de 2011 foi realizada uma visita técnica na Região de Monte Santo e Paraíso. Participaram da visita acadêmicos de Engenharia de Minas do 4º e 5º período acompanhados do professor M.Sc. Rodrigo Meireles e Esp. José Cleuton.


Ao longo do percurso fizeram algumas paradas para observar os taludes das beiras de estradas, associando as características geológicas estudadas em sala de aula, fazendo uma análise técnica das direções principais de estratificação das camadas, relacionando os possíveis eventos geológicos ocorridos para que a rocha apresentasse tal característica, observando o intemperismo, erosão, grau de deformação e relacionando com o contexto geológico local.


Saindo de uma região sedimentar e entrando em uma metamórfica, tivemos o privilégio de acompanhar o início da exploração de esmeralda do Garimpo de Monte Santo, observando as aberturas dos poços, a sistemática de separação dos lotes, a variação da cor no solo escavado e as características das esmeraldas.


Enquanto a Formação Pimenteiras, da bacia do Parnaíba abrange rochas do tipo sedimentar com estratificações e dobramentos de diversas formas, a região da Serra do Estrondo e do garimpo, possuem em sua história rochas metamórficas e ígneas. Os garimpos são totalmente montados a base de improvisos e movidos a pura mão-de-obra humana, mas compartilham de efeitos que fortalecem e até giram a economia local, como no caso de Monte Santo.

 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Laboratórios Especializados
  • Softwares Usados pelas Empresas de Mineração
  • Parcerias Internacionais
  • Corpo Docente Atuante na Área
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento