Chega ao fim a 01° edição do Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração

17/05/2014 • Atualizado em 17/05/2014 11:41

Finalizou-se nesta sexta-feira, 16 de maio de 2014, a primeira edição do Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração. O acontecimento que teve como finalidade a promoção do setor mineral no Tocantins trouxe neste início de debates o tema “Inovação tecnológica na mineração” que proporcionaram aos participantes o acesso a informações, portfólios e ações de empresas que atuam no setor brasileiro e internacional.

 

Durante quatro dias, diversos pesquisadores, estudantes e profissionais da engenharia e mineração, debateram assuntos de uma forma diferente no Contem, onde o protagonista destas ações eram os mesmos referidos anteriormente. Palestras, workshops, debates, talk-shows foram conduzidos por profissionais da mineração Tocantinense que juntamente com os palestrantes do evento interagiam de uma forma descontraída e calorosa, transmitindo deste modo conhecimento e sabores diversos.

 

Além das atividades técnicas, os visitantes tiveram a oportunidade ímpar de terem acesso nos espaços do evento a stands de parceiros e empresas que acreditaram no êxito do Contem, e expuseram durante os 04 dias de movimentadas atrações, os seus produtos e serviços. O Diretor Executivo do Contem, senhor Carlos Henrique Xavier Araújo, traz em suas palavras que os stands expostos no evento “foram importantes para o conjunto do acontecimento, uma vez que os congressistas e simpósistas obtiveram informações de agregado valor no espaço Metso do Brasil, Bruker Corporation e Rhio’s Recursos Humanos”, comentou Xavier Araújo.

 

Paralelamente ao CONTEM, ocorreu o Simpósio Tocantinense de Estudantes de Engenharia, que em sua interface, proporcionou ao participante a integração e o debate com instituições que atuam no contexto educacional e de profissionalização do engenheiro brasileiro. “Foram abordadas ações legislativas com o Sindicato dos Engenheiros, Geólogos e Arquitetos do Estado do Tocantins; ações magnificas quanto às demandas e exigências de empresas para a seleção de novos engenheiros no bate papo com a Rhio’s Recursos Humanos; além da eximia explanação quanto à oferta e importância da vivência e experiência internacional destacada na palestra do Consulado do Canadá”, disse o senhor Pablo Henrique Araújo Oliveira, presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Minas do Centro Universitário Luterano de Palmas, entidades promotoras do Contem.

 

Segundo o Diretor Executivo do Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração, senhor Wallas Marques da Silva “As mais de 25 atrações técnicas apresentadas intensamente durante os 04 dias de Contem, trouxeram ao participante a contemplação quanto busca por conhecimento, dando a este a possibilidade de criarem caminhos e enriquecimento nas diversas redes de relacionamento”, finalizou Marques da Silva.

 

A Comissão Organizadora do Contem, agradece aos patrocinadores do evento, que no atual cenário de mudanças da mineração brasileira, a concretização de projetos como estes é dificultada. O acontecimento teve como patrocinador diamante: o Instituto Brasileiro de Mineração; patrocinador ouro: Sama Minerações Associadas; patrocinadores prata: Bruker Corporation, Blaster Explosivos, Federação Nacional dos Engenheiros e o Seageto; patrocinador bronze: Durax, empresa do grupo Irmãos Chaves.

 

Honradamente a Comissão Organizadora do Contem agradece aos parceiros oficiais do evento, no qual são destacados: Deflor Bioengenharia; Escritório de Advocacia Bremm; William Freire Advogados Associados; Saletto Engenharia de Serviços; Portal PMKB; Prado Arquitetura; Metso do Brasil; e Rhio’s Recursos Humanos.

 

Os parceiros editoriais, que possibilitaram a divulgação do evento no setor mineral brasileiro são expostos respeitosamente nesta nota: Eae Máquinas, Notícias de Mineração Brasil, Rede APL Mineral, Blog Vivo Verde, Brasil Mineral, Revista Minérios & Minerales, Revista In The Mine, Revista Mineração e Sustentabilidade.

 

Entidades que apoiaram o evento, e que se fazem presentes nos agradecimentos gerais do Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração, destaca-se: Departamento Nacional de Produção Mineral; Rhio’s Recurso Humanos; Agência Nacional de Águas; Associação Brasileira do Carvão Mineral; Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina; Federação das Indústrias do Estado do Tocantins; Metso do Brasil; Coopemin; Dassault Systèmes Geovia do Brasil; Britanite; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Goiás; Wizard Idiomas; Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais; Vale S.A; Swiçalment; Steinert Latinoamericana; Fundação Universidade do Tocantins; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Centro de Tecnologia Mineral; Consulado do Canadá no Brasil; Ministério de Minas e Energia; Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Instituto Militar de Engenharia; e Mineração Rio do Norte.

 

Os diretores gerais do Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração, deixam ao público a mensagem a seguir “A família constituída no Contem permanecerá e crescerá por longos anos, proporcionando que debates futuros sejam iniciados e bases sólidas para o setor mineral tocantinense e regional sejam expoentes para o desenvolvimento nacional”.

 

Com cordiais saudações a Comissão Organizadora do Congresso Tocantinense de Engenharia e Mineração, constituída por membros do Centro Acadêmico de Engenharia de Minas e do Centro Universitário Luterano de Palmas, agradecem a todos que prestigiaram as atividades realizadas em prol da mineração e do desenvolvimento humanístico e educacional, entre os dias 13 e 16 de maio de 2014. Estas, ainda informam que uma nova edição deste marco para a mineração do Tocantins será realizada no ano de 2017, tendo edições a cada 03 anos.

 

A todos, vastos anos repletos de conhecimento e compromisso com a engenharia e mineração.

 

Fonte: CONTEM2014.COM

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Laboratórios Especializados
  • Softwares Usados pelas Empresas de Mineração
  • Parcerias Internacionais
  • Corpo Docente Atuante na Área
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento