Kinect e Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva no Ciclo de Seminários

O estudo de possibilidades de aplicações computacionais que tornem as avaliações dos exercícios propostos pela Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva mais lúdicos é importante pois tais avaliações podem se tornar repetitivas e desestimulantes aos pacientes

25/04/2017 • Atualizado em 25/04/2017 14:35

A constante criação e evolução de ferramentas computacionais amplia as possibilidades de soluções inovadoras e otimizadas a partir da integração da computação com as mais diversas áreas do conhecimento. Clínicas de fisioterapia que cada vez mais vêm utilizando tais ferramentas para reabilitação física de pacientes são exemplos disto.

 

O sensor de movimento Microsoft Kinect disponibiliza recursos de mapeamento corporal, rastreamento de movimentos e reconhecimento de comandos de voz, características vantajosas no desenvolvimento de ferramentas para tratamentos fisioterapêuticos, como a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).

 

Os alunos Alexandre Kavalerski, Jhemeson Mota e Renato Marinho Alves apresentarão no Ciclo de Seminários desta terça, 25/04, como está sendo o desenvolvimento de uma aplicação que utiliza o Kinect V2, para simplificar e auxiliar profissionais da saúde em processos de avaliação dos exercícios propostos pela FNP, a fim de permitir que as seções de exercícios sejam menos repetitivas e mais lúdicas. O acadêmico Jhemeson Mota chama a atenção para o fato de que “o estudo de possibilidades de aplicações computacionais que tornem as avaliações dos exercícios propostos pela Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva mais lúdicos é importante pois tais avaliações podem se tornar repetitivas e desestimulantes aos pacientes".

 

Como bem lembra Alexandre Kavalerski, "a importância do estudo da FNP, tendo em mente o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para resolver problemas deste tratamento fisioterapêutico, ou melhorar a forma com que é desenvolvido, consiste na evidenciação de como a computação se torna mais poderosa - e vantajosa - quando atrelada a outras áreas do conhecimento, como por exemplo, a Fisioterapia".

 

Usar um recurso computacional que permite armazenar os resultados de ações anteriores auxilia no processo pois, conforme o acadêmico Renato Marinho descreve, "a introdução de uma representação prática e visual de objetivos a serem alcançados por meio da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva propõe permitir ao paciente uma visão dos resultados decorrentes de seu esforço e motivá-lo a buscar resultados maiores".

 

O projeto está sendo desenvolvido dentro do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PROICT) no Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida (GEPETS), ambos do CEULP/ULBRA, orientado pelos professores Fabiano Fagundes e Pierre Soares Brandão.

 

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feira, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins