Criação de Dashboards no Ciclo de Seminários

Fábio Ricardo falará sobre a criação de dashboards eficazes

22/05/2017 • Atualizado em 22/05/2017 17:12

O aluno Fábio Ricardo apresentará no Ciclo de Seminários desta terça, 23/05, às 18h15, o tema “Práticas recomendadas para a criação de dashboards eficazes”. Segundo o Fábio, “o estudo do tema apresentado é bastante importante no meio acadêmico, devido a utilização de conceitos de diferentes disciplinas, como engenharia de software e interface homem-computador, principalmente na fase de prototipação, onde é descrito o fluxo do dashboard e a interação que o usuário terá com a ferramenta”.

 

Dashboards são ferramentas que visam auxiliar a tomada de decisão feita por pessoas ou membros de uma organização como um todo. Para que o seu propósito seja alcançado, elas devem apresentar os dados mais importantes aos usuários de forma clara e objetiva, evitando que dados menos importantes tenham o mesmo destaque que os demais. Com isso, durante sua criação, existe um grande esforço que deve ser adotado ao utilizar as mais variadas formas de apresentação da informação desejada.

 

Após estudos feitos ao longo do tempo, é possível dizer quais técnicas de apresentação dos dados funcionam melhor do que outras, evidenciando assim, as técnicas mais eficazes na criação de dashboards.

 

Utilizar dashboards criados com técnicas eficazes influencia diretamente na percepção e monitoramento do conjunto de dados, uma vez que a forma de apresentação das métricas e relacionamentos pode melhorar a abstração humana dos padrões de dados existentes.

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feira, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

 

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins