Ferramentas para apoio ao aprendizado de Sistemas Operacionais

Os egressos Fernando Noleto, Caio Sousa e Alisson Melo dos Santos apresentarão seus trabalhos no Ciclo de Seminários

11/03/2018

Quem já passou pelas disciplinas de Sistemas Operacionais sabe que seus conteúdos exigem um pouco de dedicação e esforço próprio para acompanhar seu andamento. Ainda que os professores destas disciplinas forneçam um bom material de apoio (ok, ok, estamos falando da professora Madianita e seu material milimetricamente elaborado) às vezes os alunos sentem falta de mais exemplos, exercícios ou simulações que reforcem o conteúdo visto em aula.

Os trabalhos de conclusão de curso dos alunos, Fernando Silva Noleto, Alisson Melo dos Santos e Caio Henrique de Sousa orientados pelos professores Madianita Bogo Marioti e Fabiano Fagundes, vieram oferecer algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado destes conteúdos.

Assim, passou-se a oferecer para toda a comunidade acadêmica da área de Computação ferramentas de Simulação do Mecanismo de Gerência de Memória, Simulação de Escalonamento de Processos, e de Criação e Correção Automática de Exercícios de Algoritmos de Escalonamento de Processos.

 

A professora Madianita diz que ferramentas com tais objetivos não são inéditas, porém a qualidade da implementação, o cuidado com o conteúdo e com a facilidade de compreensão, a fidelidade ao conteúdo encontrado nos livros e também a disponibilização em um formato responsivo coloca as ferramentas que serão apresentadas em um patamar superior às demais. Inclusive estas ferramentas já estão sendo usadas nos cursos do departamento de Computação do CEULP/ULBRA.

“OSLive: Ferramentas desenvolvidas para o Ensino de Sistemas Operacionais” é o tema do próximo Ciclo que será apresentado por Fernando Silva Noleto, Alisson Melo dos Santos e Caio Henrique de Sousa, terça, 13/3, às 18h15min, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA.

 

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins