Gamificação no Ciclo de Seminários

O acadêmico Marcos Nobre falará sobre Gamificação no Ensino

28/03/2018

Gamificar o ensino seria usar jogos para ensinar? Não. Até dá para usar jogos como estratégias de ensino, mas isso é tema para um outro Ciclo de Seminários.

 

A gamificação, em si, e bem simplificadamente falando, está em usar elementos de jogos (sim, tem jogos na parada) em outras situações buscando obter do usuário o mesmo que se tem de um jogador vidrado em seu game favorito: comprometimento, interesse, desejo de superar desafios e alcançar metas, entre outros.

 

O processo de ensino e aprendizagem apresenta-se como uma situação propícia para a gamificação pois justamente o que se espera de um aluno é justamente comprometimento, interesse, desejo de superar desafios e alcançar metas. Entre outros.

 

O acadêmico Marcos Nobre apresentará, na próxima terça, dia 3 de abril, algumas observações sobre gamificação e seu uso em um ambiente de ensino.

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins