Visualização da Informação e ENADE

Ana Clara falará sobre as técnicas de Visualização da Informação, tema de seu Estágio Curricular

23/04/2018

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), conjunto de provas aplicados anualmente aos formandos das Instituições de Ensino Superior, oferece um conjunto de dados enorme que pode ser analisado das mais diferentes formas em busca das mais diversas respostas. Muitos trabalhos de Estágio e de Conclusão de Curso nos cursos de Computação do CEULP vão nesta direção.

Dado o grande volume de dados existentes, torna-se interessante utilizar técnicas que facilitem sua observação. Neste sentido existe a área de Visualização da Informação que, justamente, buscar oferecer técnicas que tornem mais intuitiva a análise e compreensão das informações disponíveis em grandes volumes de dados.

A acadêmica Ana Clara Macêdo apresentará nesta terça, no Ciclo de Seminarios, algumas informações sobre estas técnicas que ela explorará em seu estágio aplicando sobre os dados do ENADE.

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

 

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins