Scrum Iteration Driven Development no Ciclo de Seminários

"Na área da Engenharia de Software existem diversas estratégias para construir sistemas. Essa é a minha estratégia!" Tayse Virgulino

07/05/2018

A acadêmica Tayse Virgulino apresentará, nesta terça, 8/5, o resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela professora Cristina D’Ornellas Filipakis Souza. Trata-se do desenvolvimento do Scrum Iteration Driven Development (SIDD), um processo ágil fundamentado no Scrum, que permite o gerenciamento e desenvolvimento de software de forma integrada. Segundo a própria Tayse diz: “na área da Engenharia de Software existem diversas estratégias para construir sistemas. Essa é a minha estratégia!”.

O Scrum Iteration Driven Development é um processo ágil modelado e fundamento no Scrum, que permite o gerenciamento e desenvolvimento de software, tornando possível uma melhoria no processo de desenvolvimento, com o objetivo de auxiliar na gestão e planejamento de projetos de software. Assim, a proposta de um novo processo ágil capaz de direcionar as atividades de desenvolvimento e gerenciamento, além de levar em consideração o contexto da empresa, pode contribuir para que as empresas sigam os princípios desse processo em sua totalidade, sem a necessidade de técnicas complementares.

O SIDD inclusive foi aprovado para apresentação na 30th International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering – SEKE 2018, que ocorrerá em São Francisco, Califórnia, entre os dias 1º e 3 de julho, em co-autoria com as professoras Cristina e Heloise Acco Tives Leão.

 

 

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

Veja também

#vempraulbra

Este é um texto não muito longo de no máximo duas linhas para explicar alguma coisa sobre a seção atual
  • Cursos com melhores notas em avaliações do MEC
  • Laboratórios especializados
  • Único Hospital Veterinário Universitário do Tocantins