Sobre o curso

Medicina Veterinária

Coordenador(a): Josemara Silva Santos

E-mail do(a) Coordenador(a): josemara@ceulp.edu.br

E-mail do curso: veterinaria@ceulp.edu.br

Objetivo

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais “generalistas, humanista, crítica e reflexiva” de forma a torná-los aptos a se inserir profissionalmente atendendo as necessidades da sua comunidade em relação aos amplos domínios da Ciência nos âmbitos da saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente.

Perfil do Egresso

O Médico Veterinário é um profissional com amplas potencialidades para atuar nas diversas áreas em que a medicina veterinária exerce sua atividade, como por exemplo, em medicina e cirurgia:destinada para os profissionais se dedicam ao atendimento médico e cirúrgico para animais de pequeno e de grande porte, atuando em clínicas e hospitais, exercendo também funções em laboratórios com diagnóstico de diversas patologias; medicina veterinária preventiva: destinada para os profissionais que vão dedicar os seus estudos à pesquisa e à produção de novas vacinas para erradicação de doenças provocadas pelos animais, como leptospirose, hantavirose, entre outras. Ainda pode exercer suas funções em centros de controle de zoonoses combatendo doenças que são comuns entre homens e animais. É uma das áreas de atuação voltada para a saúde pública; inspeção de produtos de origem animal:área destinada para médicos veterinários que serão responsáveis pela inspeção de produtos de origem animal - como leite e seus derivados, carnes e seus derivados, ovos, mel, entre outros - que serão comercializados para consumo humano. O médico veterinário é um profissional capacitado para garantir a qualidade e a segurança alimentar; produção animal: área em que os médicos veterinários trabalham na criação de bovinos para produção de carne, para produção de leite, de aves para produção de carne ou produção de ovos, suínos, cavalos, ovinos e caprinos para abate, coelhos,além da criação de peixes. É uma área muito abrangente que envolve o agronegócio. Ainda pode ser responsável técnico em lojas agropecuárias e/ou fábricas de rações para animais, bem como, trabalhar com reprodução animal na inseminação artificial, transferência de embriões e fecundação “in vitro”.

Mercado de Trabalho

Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte
Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.

Centros de pesquisa
Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.

Indústria de produtos para animais
Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.

Indústria de produtos de origem animal
Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.

Manejo e conservação de espécies
Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.

Perícia técnica
Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.

Produção e sanidade animal
Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.

Saúde pública veterinária
Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

Tecnologia de produção animal
Melhorar a qualidade dos rebanhos em propriedades rurais e em viveiros. Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Diferencial

Docentes que são profissionais de destaque no mercado;
Currículo integrado do ciclo básico ao profissional, permitindo a troca de experiências entre estudantes e os profissionais desde o início do curso;
Conteúdo atualizado como a existência da disciplina de Anestesiologia Veterinária e Ética e Bem-estar animal;
Instituição com experiência na formação médica veterinária, com cursos já existentes em unidades de Canoas - RS e Ji-Paraná - RO

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário