Sobre o curso

Medicina Veterinária

Coordenador(a): Juliana Vitti Moro

E-mail do(a) Coordenador(a): juliana.moro@ceulp.edu.br

E-mail do curso: veterinaria@ceulp.edu.br

Objetivo

Formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para desempenharem, com ética e qualidade, funções nas áreas de competência da Medicina Veterinária.

Perfil do Egresso

O Curso de Medicina Veterinária do CEULP visa à formação de um profissional generalista com sólido embasamento técnico-científico, humanista e ético, capaz de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes aos seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. Agrega-se a isso o fato do profissional ter uma formação que permita reflexão sobre fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração dos setores agropecuária e agroindustrial; e a capacidade de realizar inferências lógicas, além de observação, interpretação e análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas.

Mercado de Trabalho

Clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte: prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.

Centros de pesquisa: Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.

Indústria de produtos para animais: Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.

Indústria de produtos de origem animal: Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.

Manejo e conservação de espécies: Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.

Medicina Veterinária Legal: aplicação dos conhecimentos médicos veterinários nas áreas penal, cível, securitária, ética, mediações, consultorias e auditorias.

Produção e sanidade animal: Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.

Saúde pública veterinária: Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

Tecnologia de produção animal: Melhorar a qualidade dos rebanhos em propriedades rurais e em viveiros. Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Diferencial

- Corpo docente com mais de 70% de doutores, com formação em áreas específicas da Medicina Veterinária.


- Único Hospital Veterinário do Estado do Tocantins com mais de 1.600 m2 de área construída, onde se encontram os setores para atendimento clínico e cirúrgico de pequenos animais.

- Fazenda Escola, com infraestrutura básica para manejo dos animais das diferentes áreas de formação, como bovinocultura de corte e leite, ovinocaprinocultura e equinocultura.

- Centro de Manejo e Centro Cirúrgico de Animais de Produção (de médio e grande porte) e equinos, disponibilizando atendimento clínico, cirúrgico e internação para estas espécies, além do Laboratório de Reprodução Animal.

- Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária.

- O curso trabalha, conjuntamente, o ensino, a pesquisa e a extensão, com o objetivo de intensificar a vida universitária através de seminários e grupos de estudos, desenvolvendo tópicos extra-curriculares; preparar os alunos para a pós-graduação ou para especialização em novas tecnologias, estimulando sua participação em congressos científicos; desenvolver a linguagem escrita e oral através de exposições e seminários.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000