Publicado em: 22/02/2017 17:05 - Atualizado em: 23/02/2017 08:21

Estudantes de medicina veterinária fazem estágio em microbiologia veterinária

Estudantes do curso de medicina veterinária do Ceulp realizam estágio em microbiologia veterinária e professor ressalta a importância para o bom exercício profissional




Segundo o professor Rodrigo Almeida de Sá, numa rotina clínica, é importante o profissional médico veterinário ter como apoio diagnóstico a microbiologia. Exames simples como culturas bacterianas, fungicas, tricograma e até mesmo uma coloração de Gram pode auxiliar muito o roteiro e a conduta clínica que o profissional deve realizar.



Culturas bacterianas de uma maneira geral são realizadas para saber qual bactéria, ou grupo de bactérias estão causando doenças em determinada espécie animal. Por conseguinte, ao solicitar esse exame, o Médico Veterinário terá em suas mãos uma excelente resposta do microrganismo causador da patologia e como se proceder com relação a escolha do antimicrobiano adequado para o controle e a profilaxia.



O antibiograma é um exame de diagnóstico que consegue identificar qual é o antibiótico mais indicado para o tratamento de determinada doença. Deve ser sempre solicitado juntamente com a cultura bacteriana, pois é a partir desse diagnóstico que demonstrará a sensibilidade desses microrganismos. Podendo se optar por um antibiótico de primeira escolha e até mesmo de segunda escolha dependendo da disponibilidade e oferta nas farmácias humanas ou veterinárias.



Quando um paciente tem uma infecção causada por bactérias, geralmente é receitado um antibiótico capaz de eliminar estas bactérias, mas algumas infecções nem sempre são causadas por um tipo conhecido, por isso o conhecimento prévio do agente causador é importante para não administrar medicamentos de forma indiscriminada, levando à uma resistência do microrganismo em questão.

 

No curso de medicina veterinária do Ceulp/Ulbra os estudantes realizam estágios no laboratório de microbiologia e realizarem os mais diversos exames laboratoriais, tais como: antibiograma, culturas bacterianas e fungicas, tricograma e coloração de bacterias pelo metodo de Gram. Segundo o coordenador João Eduardo, o aprendizado dessas práticas torna o estudante do Ceulp um profissional com um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo como vivencia nos dias atuais.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário