Plano de Ensino

Turma 0707 - Ludicidade e Psicomotricidade - 2012/2

Curso: Pedagogia

Período: 5

Professor(es): Maria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/2

Objetivo

Contribuir com a formação teórica-científica, sócio-política e filosófica, do profissional docente, para que seja capaz de atuar e se inserir de maneira ética, crítica e reflexiva em instituições escolares e outros espaços educativos, desenvolvendo processos investigativos e avaliativos, produzindo conhecimentos na direção de uma práxis educativa emancipadora, sabendo conviver, cooperar e respeitar a diversidade cultural

Ementa

 
Os fundamentos teórico-práticos de procedimentos mediadores e integradores psicomotores entre o agir, o sentir e o pensar no desenvolvimento infantil e, da ludicidade, como veículo da expressividade, afetividade e imaginação, possibilitadora de vínculos constantes de conhecimento e de identidade.


Competências

Compreender o desenvolvimento psicomotor da criança, identificando as fases do desenvolvimento infantil, bem como, utilizando da ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem da criança para que esta seja capaz de desenvolver suas iniciativas de ação sem ter que seguir um modelo determinado.

Habilidades

- Identificar as habilidades motoras básicas na infância;
- Conhecer teoricamente os elementos da psicomotricidade para proporcionar atividades motoras para crianças;
- Auxiliar, através dos conhecimentos da ludicidade e da psicomotricidade, o desenvolvimento integral da criança.
-Propor práticas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança por meio de atividades, que as mesmas, além de se divertirem, criem, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem;
-Compreender o processo de brincar e sua importância para o desenvolvimento integral da criança.
- Estimular o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras.
- Realizar brincadeiras vivenciadas na infância das acadêmicas.

Programa


-Conceitos da ludicidade, motricidade e psicomotricidade no desenvolvimento da criança;
-A importância da ludicidade e psicomotricidade na infância;
- Representações da ludicidade no cenário da educação;
- Aspectos motores e psicomotores;
-Os movimentos e o corpo;
- Caracterização das habilidades motoras básicas e avanços no desenvolvimento motor infantil;
-O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem na escola;
-Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas;
-O processo de Brincar, Cuidar e Educar;
-As orientações didáticas para o ensino da educação infantil;
-Atividade Interdisciplinar no campo com as disciplinas: Estudos Integradores, Estágio na E.I., Fundamentos da Ação pedagógica e Gestão em ambientes educativos: --Visita a uma instituição infantil ou creche;
-Coleta de dados / entrevista no campo
-Planejamento para a prática na educação infantil envolvendo atividades lúdicas motoras e psicomotoras que serão desenvolvidas na sala de aula e no Espaço Kids.-
-Realização de Atividades semipresenciais: 18/08; 15/09 e 27/10. Atividades a serem realizadas pelo aluno a fim de complementar o conteúdo abordado em sala e carga horária da disciplina.

Metodologia

Serão desenvolvidas aulas dialógicas, trabalhos em grupos, produção escrita, apresentações, seminário, dramatização, análise de filme etc utilizando dinâmicas e estratégias diferenciadas e participativas, nas quais serão estudadas situações do dia a dia da criança. Serão desenvolvidos estudos, aulas práticas e produção de jogos com material reciclado no laboratório Brinquedoteca do CEULP/ULBRA. As acadêmicas serão estimuladas a vivenciarem e aplicarem diversas atividades psicomotoras de forma lúdica.  A atividade Interdisciplinar acontecerá em conjunto com a disciplina de produção Textual e Estágio por meio de Projeto a ser discutido no primeiro dia de aula. Serão utilizados recursos, como: quadro, datashow, músicas, som, DVD, gravador, PCNs, jornal, revistas, gravuras, textos de crianças e artigos científicos,sucatas. E apresentação das atividades semipresenciais que serão postadas no portal como complementação do conteúdo trabalhado em sala e a carga horária da disciplina

Avaliação

Iniciará o processo avaliativo no primeiro encontro, no qual as acadêmicas serão estimuladas a fazerem o caminho de volta a infância e representá-la por meio de jogos e brincadeiras.
Leituras:
1- A partir do trabalho sobre jogos, brinquedos e brincadeiras na infância de cada acadêmica, será montado um álbum individual. Nele serão registrados conceitos, resumos, sínteses com ilustrações relativas à ludicidade e psicomotricidade. Terá como base as bibliografias indicadas no Plano de Ensino e outras. O álbum/portfólio será dividido em duas partes. Primeira parte, até a prova G1 – Valor 2,0 e a segunda até G2, fechamento do álbum.
2- Seminários- Valor 1,0  
3- Análise de filmes e documentários sobre o assunto. Valor 1,0
Prova: - G1- Valor: 6,0
Avaliação de G2:
1- Continuação e conclusão da produção do álbum/portfólio- Valor 2,0  
2-Planejamento e produção de jogos e brinquedos com sucatas- Valor 1,0
3- Atividade de campo: creches, escolas- Será avaliada, continuamente a participação das acadêmicas em atividades práticas, apresentação de trabalhos escritos e práticos, a organização do álbum/portfólio. Valor 1,0.
Prova G2: - Valor: 6,0
Substituição de grau (S1 ou S2) será realizada através de prova individual. - Valor 10,0

Bibliografia

Básica

Complementar

ARRIGADA, Marcelo Valdés. Psicomotricidade vivenciada. Blumenau: EDIFURB. 2002. ( 5 ex.). -159 943. A775P GALLAHUE, David L.. Compreendendo o desenvolvimento motor: 2. ed.. São Paulo: Phorte. 2003. ( 3 ex.). 796 012 G162C SANTA. Marli Pires dos Santos. A Ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001. ( 9 ex.). 371 695 L 944

Material Digital

1- ALMEIDA, Anne. Recreação ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível < http://www.cdof.com.br/recrea22.htm> Acessado em 17/07/2012.


2- MENDONÇA. João Guilherme Rodrigues. Formação de professores: a dimensão lúdica em questão. Disponível Acessado em 17/07/2012.