Plano de Ensino

Turma 0709 - Produção Textual - 2012/2

Curso: Pedagogia

Período: 7

Professor(es): Maria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/2

Objetivo

Contribuir com a formação teórica-científica, sócio-política e filosófica, do profissional docente, para que seja capaz de atuar e se inserir de maneira ética, crítica e reflexiva em instituições escolares e outros espaços educativos, desenvolvendo processos investigativos e avaliativos, produzindo conhecimentos na direção de uma práxis educativa emancipadora, sabendo conviver, cooperar e respeitar a diversidade cultural

Ementa

Conceito de texto e textualidade. Processo e elementos comunicativos. Qualidades do texto – clareza, harmonia, concisão, objetividade e correção. Coesão e coerência: organização e elementos textuais. Tipologia textual: narração, descrição e dissertação. Aspectos gramaticais relevantes à produção textual: ortografia, pontuação, concordâncias nominal e verbal, regências nominal e verbal, acentuação gráfica, crase.

Competências

Compreender as diferentes formas de ordenação do pensamento na elaboração textual, utilizando mecanismos discursivos, linguísticos de coerência e coesão para que o texto seja claro, objetivo e amplie o universo reflexivo da competência comunicativa.

Habilidades

- Concepções de linguagem, Língua e Fala
- Associar a teoria a respeito de produção textual
- Produzir textos narrativos e argumentativos de forma autônoma e independente
- Conceituar texto, contexto e textualidade;
- Reconhecer nos diferentes discursos utilizados na produção de textos as características de cada gênero: descrição, narração, dissertação.
- Caracterizar texto narrativo e argumentativo
- Produzir textos narrativos e argumentativos a partir de uma análise crítico-reflexivo;
- Analisar o texto enquanto unidade comunicativa.
- Apreender o texto enquanto unidade, analisando os elementos de coesão e coerência nele presentes.
- Transposição de textos da oralidade para a escrita e de um gênero textual para outro (retextualização);
- Compreender e interpretar adequadamente diferentes textos;
- Empregar adequadamente elementos anafóricos e articuladores para desenvolver a coesão e a coerência nos textos produzidos.

Programa

Linguagem, língua e fala
- Texto e textualidade
- Texto e intertextualidade
- Qualidade de um texto
- Coesão e coerência textual
- Paragrafação
- Gênero textual: o que é e a importância deles no ensino da Língua Portuguesa,
- Tipologias textuais: análise e produção de textos narrativos, argumentativos, injuntivos, expositivos.
- Análise dos PCNs em relação á produção textual.
- Texto, leitura e leitor.
- Estratégias de leitura
- Leitura, análise e interpretação de texto.
- Revisar e reescrever o próprio texto.
- Observação de aula de leitura e de produção textual
- Realização de Atividades semipresenciais: 18/08; 15/09 e 27/10. Atividades a serem realizadas pelo aluno a fim de complementar o conteúdo abordado em sala e carga horária da disciplina.

Metodologia

As aulas de Produção Textual serão desenvolvidas a partir de análise e produções de textos dissertativos, descritivos, narrativos e injuntivos, identificando as características e normas específicas de cada tipo e gênero textual. Será oportunizado ao acadêmico a produzir textos variados, refletindo sobre os mesmos na prática constante de refacção e retextualização. Os recursos a serem utilizados serão: PCNs, artigos científicos, ensaio, jornal, livros, revistas.

Avaliação

Avaliação diagnóstica e processual por meio de leitura, exercícios de compreensão e interpretação textual, elaboração e reescrita de textos produzidos individualmente em sala de aula.
-G1 - Constará de produção individual de resumo de artigo (1,5) trabalho em grupo, análise dos PCNS, (1,0) texto dissertativo argumentativo (1,5); narrativo; (1,0); Prova escrita individual (5,0).

-G2 – Leitura e resenha do livro “A importância do ato de ler”, (2,0), seminário do livro (1,0), retextualização (1,0), texto jornalístico (1,0), texto descritivo (1,0), prova escrita (4,0).

Bibliografia

Básica

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais / Língua Portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série. 2. ed. Brasília : MEC (Editora), 2000.
FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação / José Luiz Fiorin. 7. ed. São Paulo : Ática, 2001. (14 exp.)
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41. ed São Paulo : Cortez, 2001. 87 p. (Coleção questões da nossa época; v. 13)


Complementar

ARAÚJO, Ubirajara Inácio de. Tessitura textual: coesão e coerência como fatores de textualidade. 2. ed. São Paulo : Humanitas, 2002. 313 p.
BRITO Eliana Vianna (org.). PCNs de Língua Portuguesa: uma prática em sala de aula. São Paulo: Arte&ciência, 2003.
COSTA, Val M. da G. Redação e Textualidade. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes,1999.
FIORIM, J. L. e PLATÃO, F. Para entender o texto: leitura e redação. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.