Plano de Ensino

Turma 7056 - Organização do Trabalho Pedagógico - 2012/2

Curso: Pedagogia

Período: 4

Professor(es): Ivanize Alves de Castro Martins

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2012/2

Objetivo

Contribuir com a formação teórica-científica, sócio-política e filosófica, do profissional docente, para que seja capaz de atuar e se inserir de maneira ética, crítica e reflexiva em instituições escolares e outros espaços educativos, desenvolvendo processos investigativos e avaliativos, produzindo conhecimentos na direção de uma práxis educativa emancipadora, sabendo conviver, cooperar e respeitar a diversidade cultural

Ementa

Organização e contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem através da análise crítica e reflexiva das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais. Pesquisa da ação educacional articulada ao planejamento e à avaliação institucional e educativa, a partir de metodologias constitutivas de redes de conhecimento. Reflexão, organização e gestão de possibilidades interdisciplinares no âmbito de ações docentes contextualizadas.  
 

Competências


- Assumir uma postura ética e ecológica em sala de aula, no espaço universitário e na vida, contribuindo com a humanização e a transformação da educação;

- Planejar aulas reflexivas e problematizadoras nas modalidades metodológicas (plano por conteúdo e plano por competências);
- Identificar nas diferentes abordagens da aprendizagem suas relações e a teoria adequada à prática social-reflexiva;

Habilidades

Analisar os fenômenos multiculturais na educação, promovendo um seminário sobre o tema;
- Participar de trabalhos em grupo na turma e em diferentes grupos interdisciplinares opinando e aceitando as idéias,respeitando as diferenças as diferenças culturais e intelectuais;

- Construir, observar, comparar dados e informações, selecionar, formular questões, justificar e argumentar, posicionar-se, formular hipótese e redigir textos com criticidade;

- Valorizar as técnicas, dinâmicas, discussões e experiências da sala de aula como laboratório de aprender a aprender.

Programa

1Educação & Sociedade

1.1Função social da escola: manutenção ou transformação da realidade?
2. O processo de ensino-aprendizagem

2.2 Professor, estudante e conhecimento

2. 3. A sala de aula: ética, diálogo e violência

2.4. Tempo e espaço na escola
3. Didática
3. 1. Desenvolvimento histórico e tendências pedagógicas

3. 2. Professor: características pessoais, compromisso político e capacidade técnica;

3. 3. Trabalho docente – natureza, desafios, possibilidades e limites

4. Organização do trabalho didático-pedagógico

4. 1. Práticas interdisciplinares

4. 2. Planejamento educacional: aspectos conceituais, modalidades e relações,

4. 3. Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação

4. 4. Elaboração de Planos de Ensino e Planos de Aula

4.5. Competências e habilidades

4.5.1 A proposta da construção de competência na perspectiva critica

5. Avaliação Dialógica do ensino e da aprendizagem
5.1. Pressupostos teóricos e práticos da avaliação
5.2. Instrumentos de avaliação
5.3. Análise e avaliação de livros didáticos
6. Referências conceituais da metodologia do ensino:
6.1. O ensinar e o aprender sob o prisma das tendências pedagógicas
6.2. Abordagem teórico-prática na organização metodológica do ensinar e do aprender
6.3. A metodologia da problematização
6.4. Pedagogia de projetos
6.5. Os procedimentos metodológicos da educação pela pesquisa
6.6. O professor reflexivo pesquisador
6.7. A aula operatória como pratica da construção de competências
6.8. Metodologia do trabalho diversificado

7. Estudo das estratégias de ensino
7.1. Jogos pedagógicos

Metodologia

As aulas serão ministradas através de metodologias que promovam a participação do aluno, inserindo-o como protagonista nos processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, serão desenvolvidas atividades que estimulem a reflexão crítica sobre os conhecimentos aprendidos e a curiosidade investigativa sobre os fatos do cotidiano o qual está inserido. No decorrer das aulas serão propostas atividades em grupo, como o intuito de promover a capacidade de trabalhar em equipe, propiciando o respeito às diferenças individuais, multiculturais e étnicas.
No decorrer do semestre, serão realizadas aulas semipresenciais, através de atividades que propiciarão ao aluno refletir sobre os conhecimentos trabalhados na disciplina. As atividades semipresenciais propostas serão acompanhadas pelo professor que irá proporcionar momentos no qual o aluno irá debater, refletir e apresentar suas interpretações sobre as mesmas.
 Para efetivação dessa proposta serão trabalhadas diversas técnicas e métodos de ensino como: aulas expositivas e dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e atividades no qual o aluno irá elaborar, estudar, investigar, produzir trabalhos acadêmicos (resumos, resenhas, fichamentos e projeto de pesquisa) desenvolvendo no mesmo a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.

Avaliação

A avaliação será diagnóstica, contínua e formativa, com observações, feedback das produções escritas em sala, pesquisas, análises, produção de resumos, argumentação oral e escrita, realização de oficinas, participação efetiva das atividades em sala e entrega dos trabalhos em dia. Serão encaminhados ao Laboratório de Produção textual os acadêmicos com dificuldades de produção textual.

Composição G1- Metodologia

- Elaboração de um plano de aula na metodologia da problematização
valor 1,0
- Elaboração do plano na metodologia da pesquisa - valor 1,0
- Realização de observação em escolas e elaboração de relatórios - valor 2,0
- Produção individual escrita - valor 6,0
Composição G2- Metodologia
- Elaboração e apresentação de trabalhos sobre técnicas de ensino - valor 1,5
- Construção de jogos pedagógicos e apresentção - valor 2,5
- Produção individual escrita - valor 6,0

Bibliografia

Básica

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. VEIGA, I.P.A (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991 CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 18. ed. Petrópolis: vozes, 2000

VEIGA, I.P.A (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996 SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

VEIGA, I.P.A (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

Complementar

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999 FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. 7.ed. – São Paulo: Papirus, 1999. CUNHA, M. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.