Turma 0801 - Morfofisiologia e Comportamento Humano - 2010/1

Imprimir

Curso: Psicologia

Período: 1

Professor(es): Heitor Abreu de Oliveira Dantas

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2010/1

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

Competências

Possibilitar ao aluno compreender a relação entre o organismo, sua estrutura e função, e a inter-relação com os processos do sistema nervoso.

Habilidades

- Entender a célula como unidade morfofisiológica do corpo humano e suas principais funções;
- Saber as principais funções dos sistemas corporais;
- Compreender como os sistemas corporais modulam nossas funções cognitivas, comportamentais, motivacionais e emocionais;
- Elucidar como o corpo e o meio (social) se relacionam com os processos mentais e comportamentais para manter a homeostase.

Programa

- Organização do corpo humano;
- Nível celular de organização;
- Transporte através da membrana plasmática;
- Bomba de Sódio e Potássio;
- Impulso nervoso;
- Sistema ósseo;
- Sistema articular;
- Sistema muscular;
- Processo de contração do músculo esquelético;
- Sistema circulatório;
- Sistema endócrino;
- Sistema nervoso:
 - Neurônios e células da glia;
 - Transmissão nervosa de informação;
 - Medula Espinhal;
 - Tronco encefálico;
 - Nervos cranianos;
 - Diencéfalo;
 - Gânglios da base;
 - Córtex cerebral;
 - Sistema límbico;
 - Cerebelo;
- Como as drogas e os hormônios influenciam o comportamento.
- Como o cérebro se desenvolve.
- A anatomia do comportamento motivado.
- O papel das sinapses no aprendizado e na memória.
- Emoção e Recompensa.
- Estágios do sono e dos sonhos / Sono e armazenamento de memória.
- Plasticidade neuronal.

Metodologia

O curso será desenvolvido a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:

- Aula expositiva.

Leitura e estudo em grupo de textos: para um amplo aproveitamento dos temas propostos. Essa metodologia visa a uma maior interação dos alunos com o conteúdo a ser desenvolvido durante a aula, levando-os a aumentar suas habilidades de leitura e interpretação, com consequente argumentação.

Sempre que um determinado assunto for abordado dentro de sala, o professor fará algumas perguntas que servirão como incentivo para a melhor compreensão.

Seminários: serão divididos temas para equipes de alunos, os quais poderão ser acompanhados pelo professor, se assim for solicitado, durante todo o processo de elaboração e finalização. Cada equipe deverá pesquisar, estudar e problematizar o seu tema.

Avaliação

- Serão realizadas duas provas de G1: teórica valendo 8,0 (oito) pontos, e prática, valendo 2,0 (dois) pontos;
- Serão realizadas duas provas de G2: teórica valendo 7,0 (sete) pontos e prática, valendo 2,0 (dois) pontos; e seminário, valendo 1,0 (um) ponto, sobre assunto a ser abordado, tendo, os alunos, pelo menos uma semana para preparação da apresentação, que normalmente se dá uma semana antes da prova de G2.
- A substituição de grau valerá 10,0 (dez), e apenas constará de prova teórica sobre todo o assunto ministrado durante o semestre;
- Fórmula para cálculo do grau a ser obtido: G1 somado ao valor de G2 (multiplicado por dois); o valor obtido deve ser dividido por três. O grau obtido não deve ser inferior a 6,0 (seis) pontos.
OBS: as atividades semipresenciais, pré-estabelecidas para as datas 11/09, 09/10 e 13/11,  estarão disponíveis no portal para acesso dos discentes e valerão como presença dos dias supra-citados, SEM valer nota.

Bibliografia

Básica

Anatomia Humana Básica. Autores: Dangelo/Fattini. São Paulo: Atheneu, 2007.

Sobotta: atlas de anatomia humana. 21.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Tortora, G. J., Princípios de Anatomia e Fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2001

Complementar

Neuroanatomia Aplicada. Autor: MENESES, M.S. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Neurociência Básica: anatomia e fisiologia. Autor: GUYTON, A.C. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.

Neurociência do Comportamento. Autores: KOLB, B.; WHISHAW, I.Q. Barueri: Manole, 2002.

Neuropsicologia Hoje. Autores: ANDRADE, V.M.; SANTOS, F.H. São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário