Plano de Ensino

Turma 0804 - Ciclo Vital - 2011/1

Curso: Psicologia

Período: 1

Professor(es): Carolina Santin Cotica, Nara Wanda Zamora Hernandez

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

O processo evolutivo da fecundação, passando por todas as etapas do ciclo vital: infância, adolescência, juventude, adultez, terceira idade até a morte numa perspectiva psicológica, biológica e sócio-cultural.

Competências

Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de

- Compreender os conhecimentos concernentes aos princípios básicos do desenvolvimento no ciclo vital à luz das teorias dominantes na área e sobre as principais mudanças evolutivas que caracterizam as diferentes fases do desenvolvimento.

Habilidades

Ao final da disciplina, o acadêmico deve ser capaz de:

- Analisar eventos que acontecem na vida real de pessoas de diferentes idades à luz dos princípios da psicologia do desenvolvimento no enfoque teórico do curso de vida.

- Construir o conhecimento teórico sobre o desenvolvimento humano em diversos aspectos, dimensões, dificuldades, desafios e possibilidades, identificando áreas de pesquisa e intervenção do desenvolvimento humano.

Programa

CICLO I

1. Concepções de infância em diferentes contextos sócio-histórico-culturais
2. Relação crescimento/maturação/desenvolvimento
3. Desenvolvimento humano em sua dimensão biológica, subjetiva e cognitiva
4. Teorias do Desenvolvimento
4.1 Teorias Psicanalíticas
4.2 Teorias Cognitivo-Desenvolvimentais
4.3 Teorias de Aprendizagem
5.   Particularidades no curso do desenvolvimento na infância:
5.1  O crescimento físico e o desenvolvimento psicomotor
5.2  A capacidade de representação e a função simbólica
5.3  A desenvolvimento da linguagem

CICLO II

1. Conceito atual de desenvolvimento: Holística, ecológica e ciclo vital.
2. Conceitos de puberdade e adolescência. Relações.
3. Teoria psicanalítica da adolescência. Conceitos de lutos e síndrome de adolescência normal.
4. Teoria sócio-histórica: adolescências.
5. Teoria de crise psicossocial de Erikson: identidade vs. confusão de identidade.
6. Modelo bio-ecológico de U. Bronfenbrenner.
7. Questões de importância especial na vida dos adolescentes: relações com pais; sexualidade; violência; escolha de profissão; trabalho; realidade virtual; violência e agressividade; drogas e alcoolismo; valores ético-morais, religiosos; políticos.
8. Características físicas, cognitivas e psicossociais do adulto jovem, do adulto de meia-idade e da velhice.
9. Principais tarefas do adulto jovem. O fenômeno de alienação e o desenvolvimento da consciência no cotidiano.
10. O adulto de meia-idade: crise e o inconsciente coletivo e os arquétipos de Jung.
11. A qualidade de vida na velhice. Resiliência.
12. A morte e o luto

Metodologia

A metodologia privilegia a condução teórico-reflexiva com objetivo de desenvolver nos acadêmicos a capacidade crítica, analítica e do saber-pensar, saber-fazer e saber-ser por meio de aulas expositivas e dialogadas, seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa, estudos dirigidos em sala de aula.

Avaliação

A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:
G1
CICLO I [10 pontos]:
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6.0)
- Estudo em sala de aula, resenhas, trabalhos, seminários. (4.0)


CICLO II [10 pontos]:
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6.0).
- Resenhas críticas e outros trabalhos (4.0)


G2
CICLO I
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6.0)
- Estudo em sala de aula, Seminário e outros (4.0)


CICLO II
- Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (6.0)
- Resenhas críticas e outros trabalhos (4.0)

Substituição de Grau [10 pontos]:
- Prova escrita com questões objetivas e subjetivas referentes à Ciclo Vital I (5.0)
- Prova escrita com questões objetivas e subjetivas referentes à Ciclo Vital II (5.0)

Bibliografia

Básica

BEE, Helen L. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

BEE, Helen L. O ciclo vital. Porto Alegre: ARTMED, 1997.

HENRI. w: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 8.ed.Petropolis: Vozes,2000.134p.

NERI, A L. (org.). Qualidade de vida e idade madura. Campinas: Papirus, 2000.

Complementar

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

Cunha, J. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre;Artmed,2002 Arzeno, M.Psicodiagnóstico

DESSEN, M. A. & COSTA JUNIOR, A. L. (orgs). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

EIZIRIK, C. L., KAPCZINSKI, F. & BASSOLS, A. M. S. (orgs.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget: fundamentos do construtivismo. São Paulo: Pioneira, 2003.