Plano de Ensino

Turma 0808 - Psicologia Socio Historica - 2011/2

Curso: Psicologia

Período: 2

Professor(es): Nara Wanda Zamora Hernandez

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/2

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

Fundamentos teóricos da Psicologia Sócio-histórica. Sujeito e Subjetividade: a Historicidade como noção básica. Categorias principais: atividade, consciência e identidade. O Fenômeno psíquico e sua natureza social.

Competências

Desenvolver conceitos fundamentais em psicologia sócio-histórica, assim como aspectos da subjetividade no entrecruzamento cultura, história e sociedade.

Habilidades

- Analisar a abordagem sócio-histórica cultural, sobre as relações indivíduo e sociedade.

- Identificar as principais contribuições no campo da psicologia sócio – histórica.

Programa

O enfoque Sócio-histórico-culturalista. Características. Sujeito-objeto e subjetividade. A Psicologia na Pós-modernidade. Consciência e atividade. A linguagem e sua função reguladora da consciência. Relação da sociedade: a história e a cultura no desenvolvimento da consciência. Principais contribuições no campo da Psicologia Sócio-histórica. A Psicologia Sócio-histórica: princípios metodológicos no trabalho de campo.

Metodologia

Aulas teóricas; práticas e expositivas;
-Estudo da bibliografia sugerida;
-Seminário;
-Análise de filmes.

Avaliação

G1 e G2 Prova escrita com perguntas objetivas e subjetivas. (Valor 6,0 pontos)
Entrega de trabalhos sobre atividades orientadas (análise de bibliografia e filme). (Valor 4,0 pontos)

Bibliografia

Básica

BOCK, Ana Merces Bahia Bock. Psicologia: Uma introdução ao estudo da psicologia. Saraiva, São Paulo. 2001

BOCK, Ana Merces Bahia e outros. Psicologia Socio-histórica.

STOTT, David. Introdução a Psicologia. São Paulo

Complementar

HENRI. W: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 8.ed.Petropolis: Vozes,2000.134p.

LANE, Silva. T. Maurer. Novas veredas da Psicologia Social. SP - Brasiliense. 1995

LURIA, A. R. Curso de Psicologia Social. 2 ed. RJ. 1991.

OLIVEIRA, SGG. Psicologia da identidade infantil. São Paulo - SP. Casa do Psicólogo. 1996

ROSA, Merval. Introdução à Psicologia. Petropolis - Vozes. 1995