Turma 0809 - Bases Biologicas do Comportamento Humano - 2011/2

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Curso: Psicologia

Período: 2

Professor(es): Ana Beatriz Dupré Silva, Lauriane Moreira

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2011/2

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

Aplicação da genética, da fisiologia e da neurofisiologia na psicologia. Estudo da evolução biológica, da sociobiologia do comportamento humano e das doenças mentais.  

Competências

- Verificar as relações entre a Biologia Humana e a Psicologia
- Compreender o ser humano como biopsicossocial, enfatizando as determinações biológicas e ambientais dos comportamentos e suas disfunções;

Habilidades

- Identificar os processos evolutivos no estabelecimento de características e padrões do comportamento de seres humanos e infra-humanos;
- Identificar as funções dos sistemas nervoso, endócrino e reprodutor e algumas de suas disfunções;
- Distinguir variáveis biológicas das psicológicas em comportamentos semelhantes, a fim de otimizar prática profissional futura;
- Problematizar a atuação do psicólogo junto ao ser humano, percebendo seus limites e competências.

Programa

Unidade I: Introdução
1. Mamíferos: evolução, semelhanças e diferenças. (humano, cachorro, golfinho e chimpanzé/gorila)
2. Revisão dos Sistemas: nervoso, endócrino e reprodutor.
Unidade II: Fisiologia e Neurofisiologia
1. Lesões Cerebrais e Neuroplasticidade.
2. Comportamento Sexual e Emocional; Distúrbios.
3. Estresse
4. Comportamento Alimentar
5. Sono e Sonhos
6. Drogadição
7. Dor
Unidade III: Biofeedback
Unidade IV: Síndromes
1. Erros Hereditários Metabólicos
2. Anomalias Cromossômicas
3. Transtornos Globais do Desenvolvimento: Autismo
Unidade V: Modelo Biopsicossocial

Obs.: Cronograma das aulas detalhado disponível no material didático da disciplina no portal.

Metodologia

- Aulas expositivas e dialogadas com utilização de recursos audiovisuais e de multimeios;
- Atividades práticas, envolvendo estudos dirigidos, vivências em sala de aula, utilização de artigos científicos relacionados com problemáticas da atualidade, estudos de caso, análise de filmes;
- Elaboração de 3 atividades semipresenciais, conforme critérios institucionais.

Avaliação

G.1
Prova Escrita Individual: 0 a 6 pontos;
Análise de Filme (trabalho escrito e apresentação oral): 0 a 3 pontos;
Atividade em Sala: 0 a 1 ponto;

G.2
Prova Escrita Individual: 0 a 6 pontos; (todo o conteúdo do semestre)
Pesquisa Bibliográfica: 0 a 3 pontos;
Atividade em Sala: 0 a 1 ponto;

Substituição
Prova escrita e individual: 0 a 10 pontos (todo o conteúdo do semestre)

Observações:
- O processo avaliativo está pautado na resolução acerca de avaliações do CEULP/ULBRA, a qual coloca que, dentre outras coisas, a aprovação se dá para o acadêmico que obtiver grau final no valor mínimo de 6,0 (seis) pontos e mínimo de 75% de presença;

- Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso, na data estipulada. Não serão recebidos trabalhos fora do prazo.

- As atividades semipresenciais seguem o calendário acadêmico e contam como presença na ata de assinatura. A não confecção das atividades corresponde a 3 (três) dias de faltas (com peso maior que as aulas presenciais), o que deixa o acadêmico com risco de reprovação. Essas atividades não valerão nota.

Bibliografia

Básica

Brandão, M. L. As bases psicofisiológicas do comportamento. São Paulo: Epu, 2001.

Fuentes, D. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Guyton, A. C. & Hall, J. E. Fundamentos de Guyton: tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Complementar

Davidoff, L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron, 2001.

Graeff, Frederico Guilherme. Drogas Psicotrópicas e seu modo de Ação. São Paulo: EPU, 1990.

Magnin, Pierre. O sono e o sonho. Campinas: Papirus, 1992.

Motta, P. A. Genética Humana Aplicada a Psicologia e Toda a Área Biomédica. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2005

Stearns, S. C. Evolução: uma introdução. São Paulo: Atheneu, 2003.

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