Turma 0827 - Teorias e Técnicas de Dinâmica de Grupo - 2019/1

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Curso: Psicologia

Período: 4

Professor(es): Rosângela Veloso de Freitas Morbeck

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

Conceitos fundamentais dos processos grupais, evolução histórica, campos de atuação, teorias e técnicas. Relações interpessoais e principais fenômenos em processos grupais.

Competências

Conhecer a evolução histórica do estudo dos fenômenos grupais e compreender seus aspectos teóricos e práticos em contextos diversos da práxis psicológica.

Habilidades

1. Identificar e compreender as principais teorias psicológicas que estudam grupos;
2. Relacionar a influência das instituições sociais (família, organizações de trabalho, escola etc.) na constituição da dinâmica grupal;
3. Vislumbrar as possibilidades de atuação em diversos tipos de grupos;
4. Problematizar a atuação do psicólogo diante do trabalho com grupos.

Programa

1. Fundamentos Teóricos da Dinâmica de Grupo.
1.1. Grupo: natureza, conceitos e características;
1.2. Origem e desenvolvimento histórico da Dinâmica de Grupos;

2. Elementos Básicos para o Trabalho com Grupos
2.1 Fundamentos técnicos
2.2 Comunicação e Relacionamento Interpessoal;
2.3 Perfil do Coordenador de Grupo.

3. Fundamentos Teóricos da Dinâmica de Grupo II
3.1. Caracterização dos fundamentos da Dinâmica de Grupo de Kurt Lewin;
3.2. Caracterização dos fundamentos do Grupo Operativo de Pichon Rivière;
3.3. Caracterização dos fundamentos do Psicodrama de Levy Moreno;
3.4. Caracterização dos fundamentos dos Grupos de Encontro de Carl Rogers.

4. Possibilidades de intervenção em grupo em diversos contextos de atuação do Psicólogo: assistência social, clínica, educação, judiciário, organização e saúde.

Metodologia

1. Aulas expositivas com objetivo de apresentar e elucidar teorias sistematizadas a respeito do tema proposto. Facilitar esse método a partir de instrumentos didáticos, com a utilização das tecnologias (Data-show, vídeos, entre outros instrumentos).
2. Aulas dialogadas, com objetivo de fomentar a interação e a construção coletiva e democrática do conhecimento, e também atitudes investigativas e objetivas da realidade. Facilitação a partir do processo pedagógico dialético (maiêutica).
3. Estudos dirigidos e leituras. Métodos fundamentados, respectivamente, na demonstração de possibilidades para edificação do conhecimento e preparação anterior à aula sobre informações pertinentes ao tema. Com objetivo de enriquecer as descobertas, estimular ao estudo, dinamizar a aula e exercitar a busca de fontes variadas de conhecimento.
4. Aulas vivenciais. Com aplicação e processamento de técnicas de Dinâmica de Grupo, que permitam a coordenação e exploração prática dos estudantes, mas sempre com a supervisão da professora.
5. Estudo de caso, principalmente direcionados ao item 5 do programa da disciplina. Com objetivo de colocar o estudante em contato com situações profissionais reais ou simuladas que facilitem o encaminhamento de soluções a partir das construções teóricas e técnicas realizadas ao longo da disciplina. Propiciar discussões, análise e encaminhamento de intervenções/soluções para problemas.
6. Trabalho em grupo que possibilite a busca coletiva de conhecimento a fim de propiciar enriquecimento teórico e técnico bem como experimental (desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e interpessoais).

Avaliação

G.1:
Prova Escrita Individual: 0 a 7 pontos;
Trabalhos: 0 a 3 pontos

G.2:
Prova Escrita Individual: 0 a 7 pontos
Trabalhos: 0 a 3 pontos

Bibliografia

Básica

BAREMBLITT, G. (org.) Grupos: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
MAILHIOT, G. B. Dinâmica e Gênese dos grupos, São Paulo: Livraria Duas Cidades LTDA, 1991.
ZIMERMAN, David E et al. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Complementar

BION, Wilfred Ruprecht. Experiências com grupos: os fundamentos da psicoterapia de grupo. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Del Prette, Zilda & Del Prette, Almir. Psicologia das Relações Interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2004.
FONSÊCA, A. H. L. Grupo, Fugacidade, Ritmo e Forma: processo de grupo e facilitação na Psicologia Humanista.
LEWIN, Kurt. Teoria dinâmica da personalidade. São Paulo: Cultrix, 1975.
MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de grupo: teorias e sistemas . São Paulo: Atlas, 1997
MORENO, Jacob Lévy. Psicodrama. São Paulo: Cutrix, 1997
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal : Leituras e exercícios de treinamento em grupo. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2002.
OSÓRIO, L. C. Grupo Terapia Hoje. Porto Alegre: Artmed, 1997.

Material Digital

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