Turma 0837 - Métodos e Técnicas de Avaliação Psicológica I - 2019/1

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Curso: Psicologia

Período: 5

Professor(es): Muriel Correa Neves Rodrigues

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

Natureza, origem e história das Técnicas de Exame Psicológico e as diferentes áreas de aplicação da avaliação psicológica. Critérios para classificação, definição e escolha das diversas técnicas. Vantagens e Desvantagens do uso dos Testes. Entrevista inicial e Anamnese. Normas, precisão, administração e validade de testes psicológicos. Técnicas projetivas gráficas. Resoluções do CFP. A prática profissional.

Competências

Conhecer e utilizar técnicas de aplicação, avaliação e interpretação de instrumentos projetivos e escalas na avaliação psicológica.
Desenvolver postura ética necessária à utilização dos instrumentos estudados.
Identificar e conhecer peculiaridades de diferentes contextos de aplicação da avaliação psicológica.

Habilidades

Administrar, corrigir, interpretar e redigir o resultado de testes e outras técnicas projetivas de avaliação psicológica;
Selecionar instrumentos e técnicas de avaliação psicológica de acordo com os objetivos, público alvo e contexto.
Ter conhecimento sobre a função teórica de testes projetivos e/ou expressivos e do fenômeno avaliado.
Conhecer e aplicar técnicas de rapport no processo avaliativo clínico.

Programa

Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a prática profissional.

Técnicas projetivas gráficas na testagem e avaliação psicológica.
- Introdução ao Teste de Apercepção Temática e Rorschach.

Técnicas de avaliação do desenho livre a partir das técnicas projetivas.
Teste H-T-P.
Teste Palográfico.
Inventários e Questionários na avaliação da personalidade:
- IFP II - Inventário Fatorial de Personalidade.
- QUATI - Questionário de Avaliação Tipológica da Personalidade.

Escalas e Inquéritos na avaliação de emoções e habilidades sociais:
- IHS - Inventário de habilidades sociais.
- IPSF - Inventário de Percepção de Suporte Familiar.
- Escala Baptista de Depressão.

Metodologia

Aula teórica expositiva e prática, demonstrativa, explicativa, com utilização de recursos audiovisuais.

Aulas práticas e atividades em grupo com utilização de testes e escalas psicológicas, além de investigação de materiais científicos tais como: artigos, revistas, manuais, livros e resoluções do Conselho Federal de Psicologia - CFP,   sobre a utilização de testes e instrumentos psicológicos.

Avaliação

A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:

PARA AVALIAÇÃO DE G1:

Apresentação das Sínteses dos testes realizados na disciplina (Aplicação e correção). Valor: 3,0 (três) pontos.
Produção textual de resumo expandido sobre o testagem psicológica e processo avaliativo abordando as técnicas e/ou testes estudados na disciplina. Valor: 1,0 (um) ponto.
Prova teórica escrita individual com questões objetivas e dissertativa. Valor: 6,0 (seis) pontos.


PARA AVALIAÇÃO DE  G2:

Portfólio contendo folhas de aplicação e/ou apuração com resultado e síntese interpretativa de todos os testes ensinados em sala na disciplina até data de G2. Valor 4,0 (quatro) pontos.
Prova teórica escrita individual com questões objetivas e dissertativa. Valor: 6,0 (seis) pontos. Nesta pontuação estará incluído a entrega do Laudo Psicológico fictício, seguindo parâmetro da Resolução do CFP e resultado dos testes psicológicos constantes no Portfólio.

OBS: Por tratar-se de uma disciplina na qual os acadêmicos estão em contato direto com instrumentos psicológicos restritos a profissionais psicólogos (disposto no § 1º do Art. 13 da Lei no 4.119/62), a reprodução e/ou divulgação destes instrumentos configura crime federal e fere o Código de Ética do Profissional Psicólogo (Art. 18 da Resolução CFP 010/2005), implicando na reprovação imediata do respectivo discente na disciplina. O acadêmico poderá continuar a cumprir os créditos teóricos e participar como ouvinte das supervisões, mas sem possibilidade de integralizar a parte prática bem como ter acesso a instrumentos psicológicos.

OBS: Por tratar-se de uma disciplina fundamentalmente prática, não haverá web atividades e nem prova substitutiva de Grau (G1 e G2). Mudanças poderão haver durante o semestre, se o docente entender que será melhor para o andamento da disciplina e melhor aproveitamento dos alunos, como por exemplo, desmembramento de provas teóricas.

Bibliografia

Básica

ANASTASI, A. Testes Psicológicos. 2. ed. São Paulo: EPU, 1977.

CRUZ, R. M., ALCHIERI, J.C., SARDÁ JUNIOR, J. J. Avaliação e medidas psicológicas: produção do conhecimento e da intervenção profissional São Paulo: Casa Do Psicólogo, 2002.

HAMMER, Emanuel F. Aplicações clínicas dos desenhos projetivos; tradução [de] Eva Nick. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991. 500 p., il.

Complementar

CAMPOS, D. M. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade: validade, técnica de aplicação e normas de interpretação. 31. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
KOLCK, Lourenção van , O. Testes projetivos gráficos no diagnóstico psicológico. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1984.

SISTO, F. F., SBARDELINI, E.T.B., PRIMI, R. Contextos e Questões da Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa Do Psicólogo, 2001.

CUNHA, J. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre. ARTMED, 2002.

ALCHIERI, J.C.; CRUZ, R.M. Avaliação Psicológica: conceito, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa Do Psicólogo, 2003.

Material Digital

Código de Ética do Profissional Psicólogo. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf

CFP. Legislação e Resoluções. www.pol.org.br

SATEPSI: Sistema de avaliação de testes psicológicos desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Disponível em: http://satepsi.cfp.org.br/

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