Turma 0858 - Avaliação Neuropsicológica - 2019/1

Imprimir

Curso: Psicologia

Período: 8

Professor(es): Ana Beatriz Dupré Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Ementa

Conceitos básicos sobre neuropsicologia e avaliação. O processo do conhecer em avaliação psicológica. Avaliação neuropsicológica na prática clínica. Avaliações neuropsicológicas relacionadas com problema da aprendizagem e do comportamento.

Competências

Planejar e colocar em andamento avaliação neuropsicológica, onde se possa levantar dados e interpretá-los, apontando potencialidades e déficits dos clientes.

Habilidades

- Reconhecer os diferentes sub-aspectos de aprendizagem, motivação e emoção, atenção, raciocínio, memória, assim como as estruturas neurais subjacentes.

- Conhecer, aplicar e analisar as técnicas e instrumentos atuais na avaliação neuropsicológica.

- Realizar atendimentos para avaliação neuropsicológica.

- Elaborar documentos psicológicos de acordo com as normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia.

Programa

Fundamentos da Avaliação Neuropsicológica.

Instrumentos de avaliação neuropsicológica.

Planejamento de avaliação neuropsicológica:
Anamnese
Seleção de instrumentos de medida psicológica.
Sessão lúdica.
Elaboração de documentos conforme normas do CFP.

Procedimento de avaliação neuropsicológica com supervisão:
Confecção de laudo.
Devolutiva.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas, leitura e discussão de textos, estudos dirigidos, duas web atividades no portal institucional, atendimento clínico com o objetivo de proceder a uma avaliação neuropsicológica com a utilização de testes (conforme cada caso) e materiais que propiciem avaliação clínica com posterior correção de testes (quando for o caso), análises e integração de informações para a elaboração de avaliação e confecção de laudo.

Avaliação

Critérios para Avaliação:
1 – habilidades teóricas = 7,0
(textos e materiais utilizados em aula)

2 – elaboração do laudo = 7,0
(formato de acordo com resolução do CFP, escrita de acordo com normas ortográficas e de concordância, coerência entre informações e integração de resultados)

3 – habilidades práticas = 3,0
(a partir de ficha de acompanhamento individual considerando atendimentos, registros, seleção de materiais, utilização de materiais, correção, sínteses, cuidados com a pasta do cliente).

G1
Total de 10,0 pontos distribuídos conforme segue:
Avaliação individual escrita de todo conteúdo apresentado até a data de G1, valendo no máximo 7,0 pontos, somada ao total de pontos obtidos em ficha de acompanhamento de habilidades práticas valendo no máximo 3,0 pontos.

G2
Total de 10,0 pontos distribuídos conforme segue:
Laudo individual escrito de acordo com Resolução 007/03 em data combinada, valendo no máximo 7,0 pontos, somada ao total de pontos obtidos em ficha de acompanhamento de habilidades práticas valendo no máximo 3,0 pontos.

Substituição de Grau:
Não há.

OBSERVAÇÕES:
1 - A pontualidade, assiduidade no campo e nas aulas, observância do cumprimento das normas e rotinas da clinica, responsabilidade, ética e postura profissional são obrigatórios e o não cumprimento de qualquer um desses itens sujeita o aluno ao desligamento imediato dos atendimentos (conforme regulamento do SEPSI);
2 – Cópias de testes ou de folhas de respostas (em papel ou de forma virtual) também são passíveis de penalidades, podendo ocasionar o desligamento do aluno dos atendimentos;
3 - A carga horária referente à disciplina segue o mesmo princípio das demais disciplinas, ou seja, mínimo de 75% de frequência, e qualquer valor inferior a esse reprova o acadêmico

Bibliografia

Básica

CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico-V. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

FUENTES, D. Neuropsicologia: Teoria e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2008

MALLOY-DINIZ, L.F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

Complementar

ANASTASI, A. Testes Psicológicos. São Paulo: EPU, 1977.

BARBIZET, J.; DUIZABO. Manual de neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas; São Paulo: Masson, 1985.

CAIXETA, M. e cols. Neuropsicologia dos Transtornos Mentais. São Paulo: ARTES MÉDICAS, 2007

KOLB, B. Neurociência do Comportamento. Barueri/ SP: Manole, 2002.

ROLAK, L. A. Segredos em neurologia. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000