Sobre o curso

Psicologia

Coordenador(a): Irenides Teixeira

E-mail do(a) Coordenador(a): irenides@gmail.com

E-mail do curso: psicologia@ceulp.edu.br

Objetivo

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(is);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Perfil do Egresso

O Psicólogo formado pelo curso de Psicologia do CEULP deverá possuir um perfil generalista com domínio teórico e metodológico das principais abordagens da Psicologia, no intuito de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica. O egresso deverá demonstrar competência e habilidade para analisar a diversidade de demandas e propor intervenções levando em consideração os aspectos sócio-político-econômicos. O profissional de Psicologia deverá desenvolver a capacidade investigativa e científica na construção e aplicação de conhecimentos. O egresso ainda deverá compreender que a formação profissional é permanente e interdisciplinar pautada na ética profissional, possibilitando autonomia e autogestão de sua práxis.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o psicólogo no estado do Tocantins apresenta demandas peculiares, uma vez que o serviço público é a base da economia estadual e que a população apresenta características muito heterogêneas, uma vez que a identidade da capital ainda está em construção. Detecta-se que os fazeres do psicólogo estão sendo implantados através dos programas governamentais nas áreas: Saúde, Assistência Social, Escolar/educacional e em Processos de Gestão. Por sua vez, as organizações privadas, tem se mostrado abertas as ações da Psicologia conforme as políticas institucionais, sobretudo no campo da Gestão de Pessoas. Com isso, há uma demanda emergente em todas as áreas de atuação da Psicologia, até pelo fato de algumas áreas não contarem com o profissional da Psicologia in loco, como é o caso da área escolar, ou em áreas ainda em implantação no Estado como é o caso das ações sociais via CRAS, CREAS, dentre outros.

Dessa forma, o egresso com perfil teórico-metodológico generalista poderá atuar em quaisquer dos campos e áreas da Psicologia, tais como: consultórios e clínicas públicas e privadas, organizações governamentais e não governamentais, programas sociais e educacionais, consultorias, dentre outros.

Diferencial

O curso de Psicologia do CEULP / ULBRA tem como concepção a formação generalista do psicólogo fundamentada na integração de diversos conhecimentos teórico-metodológicos do campo psicológico.

Entende-se por formação generalista a compreensão da inter-relação dos fenômenos psicológicos nos âmbitos biológico e sócio-cultural; a atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais; as possibilidades de intervenção diversificada; e, a interlocução com outros campos de saber.

Sendo assim o diferencial consiste em: ser um curso diurno, com um quadro de professores capacitados engajados em ações de Pesquisa e Extensão além das atividades de Ensino, prioridade para a interlocução teoria e prática desde o primeiro período com as vivências dos Estágios Básicos, preocupação com o contexto social que estamos inseridos.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário