Semana Nacional de Humanização em Saúde

Comunicação & Humanização em Saúde é tema de roda no dia 07/04 as 9h no CEULP

01/04/2014 • Atualizado em 01/04/2014 16:04

Roda Comunicação & Humanização em Saúde

 

É com muito prazer que o Coletivo (En)Cena - A Saúde Mental em Movimento e o curso de Psicologia divulga sua ação para compor a programação da Semana Nacional de Humanização do SUS na região de Palmas/TO:

 

No dia 07/04/2014 iremos realizar uma Roda de Conversa com o tema Comunicação & Humanização em Saúde, com a participação de movimentos sociais, universidades, militâncias indígenas, gestores, trabalhadores e usuários dos Serviços de Saúde, para discutir o papel da Mídias Virtuais como agente de humanização do SUS.

 

Tendo como base as estratégias de Comunicação & Saúde na mobilização de pautas e agendas importantes para temas emergentes na Região de Palmas/TO, promoveremos uma roda propositiva, com o objetivo de discutir a ocupação ciberespaço por quem milita pelos direitos humanos e pela saúde pública.

 

A Roda acontecerá no dia 07/04/2014, as 9:00 horas, no mini auditório 543 do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) em Palmas/TO.

 

Sobre a Semana Nacional de Humanização em Saúde

 


UMA SEMANA PARA DISCUTIR A HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE
De 7 a 11 de Abril, várias cidades de todo o país realizam atividades para refletir e dar visibilidade à melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde, do trabalho e da gestão do SUS


A Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, foi criada em 2003 para estimular a comunicação entre quem faz e quem precisa de serviços de saúde pública no país, em outras palavras: os gestores, os trabalhadores e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que esses atores sociais possam criar juntos novas relações afetivas e de trabalho, mais acolhedoras e produtivas. Parte desse trabalho poderá ser visto e debatido durante a  SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO, de 7 a 11 de abril.
O evento terá mais de 570 atividades em várias cidades brasileiras: debates, oficinas, exposições e eventos culturais variados, estruturados em três eixos: participação social, gestão e trabalho no SUS. Tudo para contemplar e exemplificar as diretrizes que embasam a PNH: acolhimento com classificação de risco (ao invés do atendimento por ordem de chegada, respeitando a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS); gestão participativa e cogestão; clínica ampliada; valorização do trabalhador; defesa dos direitos dos usuários, como a garantia de visita aberta e o direito ao acompanhante, e ambiência, contando com a experiência cotidiana dos trabalhadores para reformas da infraestrutura do serviço de saúde.

As temáticas abordadas na semana são variadas e espelham experiências e desafios dos trabalhadores de saúde:  a programação, construída por quem faz a humanização do SUS pelo Brasil,  inclui desde discussões sobre saúde da mulher e parto humanizado à reeducação alimentar de idosos, até a necessidade de interação de profissionais com acompanhantes de pacientes hospitalizados, ou grupos de orientação para cuidadores de pacientes com AVC. Não faltam mesas ligadas ao bem-estar, como o papel das caminhadas, ginástica laboral e meditação na manutenção da saúde.

 

Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH)


A PNH existe há dez anos no SUS para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribua para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais e Coletivos de Humanização, além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento