Ceulp/Ulbra recebe o CSI Tocantins - 2º Estudo de Caso da Polícia Científica

Palestra vai abordar casos reais do ponto de vista do estudo psicológico e jurídico.

Por Patricio Reis - Jornalista. Acadêmico de Direito do CEULP/ULBRA e Voluntário do (En)Cena – Palmas-TO
25/02/2015 • Atualizado em 25/02/2015 21:26

O CEULP/ULBRA recebe no próximo dia 27, a partir das 19h, no miniauditório da sala 543, a segunda palestra do CSI Tocantins - Estudo de Caso de Polícia Científica. Com o tema “Psicologia e Psiquiatria Forense - repercussão midiática sobre insanidade mental”, o evento terá como palestrante a enfermeira doutora em Psiquiatria Helisiane Fernandes Moreira Figueiredo, que é servidora da Polícia Científica do Tocantins no Instituto Médico Legal (IML) do Tocantins e perita forense do Tribunal de Justiça (TJ) de Goiás. Serão abordados casos de surto-psicótico puerperal (infanticídio) e de doença mental, ao exemplo da esquizofrenia, tendo como fator agravante o uso de drogas ilícitas e alucinógenos, como no caso do assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho Raoni Villas Boas, em 2010.

Deste modo, o evento propõe uma abordagem de casos reais, do ponto de vista psicológico, psiquiátrico e jurídico. “Você periciar algo que se pode ver é uma coisa, outra é você periciar a psique. Então esse 2º Estudo será sobre aspectos da psiquiatria e até mesmo jurídico. Ou seja, é importante analisar como a Justiça observa casos que envolvem aspectos psicológicos do indivíduo”, comentou o diretor da Polícia Científica do Tocantins, Gilvan Noleto.

O evento é voltado para acadêmicos de Psicologia e Direito, além dos profissionais da Polícia Científica, como peritos, legistas e papiloscopistas, bem como delegados, agentes, escrivães da Policia CIvil, peritos, delegados e agentes da policia federal, entre outros profissionais da área jurídica. Para Noleto há situações em que "a psicologia entrelaça com aspecto criminal, assim como o aspecto jurídico entrelaça com o psicológico. Então é importante estender nossos estudos de caso de perícias para a sociedade, porque a polícia científica se torna uma espécie de um laboratório e nós precisamos compartilhar conhecimento com os futuros profissionais como também termos contato com novas ideias e tendências oriundas da academia”.

O CSI Tocantins –  Estudo de Caso de Polícia Científica é uma realização da Diretoria de Polícia Cientifíca da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceira com os cursos de Psicologia e de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas. 

O evento é aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia. A certificação será de 3h. 

 


Sobre a autora:

Em sua trajetória a palestrante participou de casos relevantes, um exemlo é ter auxiliado a acusação do caso Suzane Von Richthofen e atualmente acompanha o caso do suposto serial killer de Goiás. 

 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento