Intervenções da Psicologia em Acompanhantes de Crianças com Câncer

Por Risia Lima - Acadêmica de Psicologia do CEULP/ULBRA – Palmas-TO
22/03/2016 • Atualizado em 22/03/2016 10:02

O "Psicologia em Debate" desta quarta, 23, discutirá as intervenções que a psicologia tem utilizado junto aos acompanhantes de crianças com câncer a partir da pesquisa realizada pela psicóloga Eudimara Moreira Guimarães, que irá expor os resultados encontrados.

 

A psicologia hospitalar “é um campo novo e não muito explorado”, relata Eudimara que, na pesquisa para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), analisou diversos estudos publicados sobre o assunto e garante ter tido “bastante dificuldade em encontrar material”. O que mais chamou a atenção da egressa em Psicologia é que “não estão sendo publicadas as ações realizadas nesse campo e, com isso, temos uma quantidade limitada de estudos. Sem falar que dentre as publicações, muitas são do mesmo grupo de pesquisa e com os mesmos pesquisadores”, afirma. Mesmo assim, ela garante que as dificuldades foram compensadas, e se diz “feliz com o resultado do seu TCC, pois agora temos, a partir desse trabalho, um leque imenso de novos estudos.”

 

No encontro desta quarta, a psicóloga pretende “elucidar quais as melhores intervenções e as piores, de acordo com a análise da metodologia de cada estudo encontrado”. Para ela, “o mais importante é mostrar a qualidade dos estudos que vem sendo feito na área da psicologia hospitalar”, e também, “incentivar a publicação dos trabalhos realizados nesse campo” pois, acredita que “muita coisa é feita na atuação do profissional, mas pouco tem sido publicado.”

 

Eudimara define sua experiência na pesquisa como “única” e afirma que este trabalho, em especial, foi muito importante para seu crescimento acadêmico e profissional devido o pouco contato que teve com a área hospitalar no decorrer do curso. Com a pesquisa, pôde “aprender e conhecer uma imensidão que existe na psicologia hospitalar e o quão importante é o papel do psicólogo para pacientes, familiares e também para a equipe de saúde do hospital”, conclui.

 

Serviço:

O Projeto Psicologia em Debate acontece toda quarta-feira, a partir das 17h na sala 203 do prédio da Psicologia, no CEULP. Tem como objetivo ser espaço para divulgação de trabalhos científicos da psicologia, promover diálogo entre acadêmicos e pesquisadores e incentivar os estudantes à pesquisa e extensão e divulgação de ideias.

 

Mais informações:

Cristina D'Ornellas Filipakis - Coordenadora Adjunta de Psicologia do CEULP
(63) 3219 8068

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento