Ética profissional é discutida no I Simpósios de Avaliação Psicológica

Por Rísia Lima

16/04/2016 • Atualizado em 19/04/2016 14:16

A ética na avaliação psicológica foi tema de palestra na tarde desta sexta feira, 15, no CEULP/ ULBRA. Quem apresentou o tema foi a presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP 23, Rosivânia Tosta, durante o I Simpósios de Avaliação Psicológica, organizado pelo Serviço de Psicologia (SEPSI).

 

Durante a palestra foram levantadas diversas questões importantes para a atividade profissional, especialmente na aplicação de testes e no próprio processo de avaliação psicológica, que “está para o psicólogo como o bisturi está para um médico cirurgião”, colocou Rosivânia.

 

A palestrante disse ainda que “a ética deve transcender os artigos descritos no código de ética”, que são poucos dada a complexidade do ser humano com o qual se lida na psicologia. A ética deve ser uma reflexão constante desde a aplicação de uma avaliação até a devolutiva para o cliente, “um laudo mal feito pode comprometer a vida de um ser humano” complementa a estudante de psicologia  Jessica Almeida.

 

Durante a palestra surgiram questões que confrontam a prática profissional, como modelos de documentos padrões de empresas e planos de saúde que os profissionais devem preencher como laudo, mas que não se configuram como tal de acordo com os regimentos da profissão, o problema levantado por uma psicóloga presente na palestra pode exigir, inclusive, uma visita do CRP à empresa para esclarecimento e sensibilização. Afinal, um laudo, parecer ou avaliação que não obedecem aos critérios da legislação profissional podem ocasionar punição para o profissional.

 

Para a estudante Rúbia Alves, a palestra foi importante, especialmente para acadêmicos que ainda não assistiram a disciplina de Métodos  e Técnicas de Avaliação Psicoterápica, pois, quando chegarem em sala, já terão uma noção da importância do compromisso ético em suas práticas.

 

O I Simpósio de Avaliação Psicológica foi organizado pelo Serviço de Psicologia (Sepsi), em parceria com o CEULP/ULBRA e a Psicotestes.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento