"Psicologia em Debate" traz palestra sobre Existencialismo

Por Risia Lima - Acadêmica de Psicologia do CEULP/ULBRA – Palmas-TO
03/05/2016 • Atualizado em 04/05/2016 09:43

A angústia e a  ansiedade, tão conhecidas da sociedade atual, estarão na pauta do "Psicologia em Debate" desta quarta feira, 04 de maio, quando o acadêmico Erismar Santos irá apresentar as bases teóricas para o Existencialismo de Kiekergaard.

 

 

O tema da palestra, que surgiu de um desafio da disciplina de Filosofia, trouxe entusiasmo para Santos por estar, segundo ele, "completamente ligado aos nossos dias atuais e tem um papel fundamental no que diz respeito à função do psicólogo". A íntima relação entre a psicologia e o existencialismo de Kiekergaard explica- se à medida que a busca por respostas às suas angústias leva uma pessoa a procurar um profissional para fazer terapia, "o existencialismo de Kiekergaard, literalmente, fala sobre isso: a procura de um indivíduo que se angustia, que vive uma angústia praticamente durante toda a sua vida porque a partir do momento em que ele se realiza num ponto precisa fazer novas escolhas, e através dessas novas escolhas vem nova angústia", completa o acadêmico.
 

Durante a palestra, Santos pretende abordar a história do existencialismo, o contexto que permitiu ou fomentou o surgimento dessa teoria, a influência que isso teve na sociedade da época e de que forma isso reflete na contemporaneidade. Para entender o existencialismo, a palestra também irá tratar um pouco da vida de Kiekergaard, "um pouco da história de sua família, e isso vai trazer um norte no que diz respeito hoje à ansiedade, a angústia e o desespero que vivemos neste mundo", completa o acadêmico. 

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento