1ª Semana de Psicologia do Tocantins começa nesta segunda com café da manhã e Seminários Clínicos

O evento faz parte dos 16 anos do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA

Por Sonielson Sousa – Palmas-TO
21/08/2016 • Atualizado em 21/08/2016 17:14

Começa nesta segunda, 22, às 8h, no auditório central do Ceulp/Ulbra, a 1ª Semana Acadêmica de Psicologia do Tocantins - evento que faz dos 16 anos do curso -, organizada pela coordenação do curso e com ampla participação dos docentes e acadêmicos, em diferentes frentes de atuação.

A partir das 8h os inscritos na Semana serão recepcionados com um café da manhã nas imediações do auditório, e às 9h terá início a exposição dos seminários clínicos. No primeiro momento, haverá a apresentação da estrutura do Sepsi, o Serviço de Psicologia do Ceulp/Ulbra, caracterizado como uma unidade suplementar do Curso de Psicologia da instituição que, enquanto clínica-escola, sustenta a formação profissional dos acadêmicos e dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do referido Curso, através da prestação de serviços psicológicos à comunidade. Além da Clínica-Escola, o Sepsi dispõe de Clínica de Direitos Humanos, Clínica do Trabalho e Laboratório de Medidas e Avaliação Psicológica – LAMAP.

Com um vasto serviço oferecido à comunidade, o Sepsi é uma espécie de “vitrine” do curso, onde serviços como Psicoterapia Individual, Psicoterapia em Grupo, Ludoterapia em Grupo, Avaliação Psicológica, Avaliação Neuropsicológica, Orientação Profissional e, em breve, Estimulação Cognitiva são oferecidos gratuitamente ao público.

Na sequência, às 9h30, começa os seminários clínicos na Abordagem Sistêmica, com condução do prof. Wayne Francis Matheus (que é Psicólogo, Mestre, Docente do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA), além de Ana Carolina Peixoto de Oliveira (egressa do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA) e Thávila Kaline Miranda da Silva (acadêmica do Curso de Psicologia – CEULP/ULBRA). Às 10h30min inicia-se o seminário da Abordagem Sócio Histórica, coordenada pela profa. Nara Wanda Zamora Hernandes (Psicóloga, Mestre, Docente do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, membro do Colegiado do Conselho Regional de Psicologia da 23ª Região) e da psicóloga Damaris Rocha Fernandes (egressa do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA).

Mais à frente, às 11h, começa o seminário clínico em Abordagem Psicanalítica, sob a supervisão do prof. Dr. Adriano Machado Oliveira, que é professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins junto ao Curso de Psicologia e professor do Curso de Psicologia do Ceulp/ULBRA. Adriano atualmente é editor responsável pela Revista Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins e membro permanente do Mestrado Interdisciplinar em Comunicação e Sociedade (UFT) e do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFT), na linha de pesquisa "Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Territorial". Junto ao docente, o seminário contará com a acadêmica Flor de Lyss Feitosa, do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

Às 11h30 será aberto um espaço para perguntas e respostas do público, e às 12h ocorrerá o encerramento do evento. Esta é a primeira atividade da Semana Acadêmica, que irá contar ainda com mesas-redondas, oficinas, palestras e seminários.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Dra Irenides Teixeira, “o profissional de Psicologia talvez seja, hoje, um dos mais demandados em todas as suas frentes de atuação, sobretudo pela dinâmica pós-moderna centrada na subjetividade, nas dinâmicas comportamentais e na constante superação de desafios impostos aos sujeitos. Desta forma, a Semana Acadêmica é propulsora de saberes - frutos de intensas pesquisas – que certamente se apresentam como um grande diferencial da formação oferecida pelo Ceulp/Ulbra”.

 

O evento se estende até a próxima sexta-feira, 26, quando haverá uma palestra de encerramento às 19h30 com a psicóloga e professora Dra. Rosana Carneiro Tavares, que abordará os "Desafios do psicólogo na prática multiprofissional em prevenção e promoção de saúde". 

Para quem ainda deseja se inscrever no evento ou obter a programação completa, basta acessar o site http://ulbra-to.br/psico16/ .

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento