#PSICO16 – Oficinas dão dinamismo à 1ª Semana Acadêmica de Psicologia

O evento faz parte dos 16 anos do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA

Por Sonielson Sousa – Palmas-TO
24/08/2016

Durante a 1ª Semana Acadêmica de Psicologia do Tocantins do Ceulp/Ulbra, dentro das comemorações dos 16 anos do curso, as oficinas vêm dando um importante dinamismo à programação. Com uma variedade de abordagens que vão desde Avaliação Psicossocial, passando por técnicas de Redução de Estresse e o uso da arte como dispositivo terapêutico, os eventos proporcionam uma dimensão prática do cotidiano dos futuros psicoterapeutas.

 

 

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira, as oficinas possibilitam que os acadêmicos “tenham contato com uma gama de temas e práticas complementares que assegurarão um diferencial importante na formação acadêmica. Trata-se de um conjunto de saberes que municiarão o acadêmico a agir em terapias breves, intervenção em situações específicas (como em emergências ou situações de crise) e, claro, poderão lançar mão destes recursos para auxiliar nos processos clínicos mais longos”.

Ainda de acordo com Irenides, os temas escolhidos atendem a uma demanda contemporânea, que requerem constante atenção e aperfeiçoamento por parte dos futuros psicólogos. “O acolhimento em Clínica-Escola dá uma dimensão geral de como este profissional irá atuar diretamente com o cliente/paciente, já as ‘experiências e técnicas de inclusão na educação’, por exemplo, abordam um campo de atuação emergente para a Psicologia, com amplas possibilidades de intervenção”, pontua.

 

 

De acordo com a coordenadora Adjunta do curso, profa. Me. Cristina Filipakis, as oficinas são uma forma rápida e eficaz de proporcionar uma ampliação da visão acadêmica quanto às possibilidades de atuação profissional, “além de ser um convite para que todos se engajem, em suas respectivas áreas de interesse, em iniciar ou prosseguir com pesquisas acadêmicas, colaborando assim para o fortalecimento da construção de saberes, que é algo aberto, inacabado, e que requer constante envolvimento dos acadêmicos”.

 

 

As oficinas disponíveis nesta 1ª Semana Acadêmica são: “Acolhimento em Clínica-Escola”, “Mindfulness - redução de estresse”, “Psicofisiologia”, “Arte como dispositivo terapêutico”, “Desmitificando o cérebro”, “Experiências e técnicas de inclusão na educação”, “Avaliação Psicossocial de vítimas de violência doméstica e sexual” e “Precaução no atendimento psicológico a pacientes com doenças infecto-contagiosas”.

 

 

A 1ª Semana Acadêmica de Psicologia do Ceulp/Ulbra segue até o dia 27/09. Informações completas sobre o evento podem ser obtidas no link http://ulbra-to.br/psico16/ .

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento