“Estilos Parentais e Proatividade Infantil” é tema de TCC de Psicologia

Defesa de monografia acontece no dia 2 de dezembro às 8h no CEULP

Por Coordenação – Palmas-TO
30/11/2016

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento. 

O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos. 

 

Agenda:

2 de dezembro de 2016

Horário: 8h
Local: Sala 208 - CEULP

Acadêmica: Jackelaynne Coelho Eufrázio

Banca: Prof. Dra. Ana Beatriz Dupré Silva (orientadora), Prof. Me. Iran Johnathan Silva Oliveira e Prof. Me. Fabiana Fleury Curado

 

TCC: RELAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E PROATIVIDADE INFANTIL - uma abordagem comportamental

Resumo: Embora haja uma tendência de associar comportamentos proativos às pessoas adultas, atualmente é possível observar uma crescente valorização de comportamentos proativos em crianças, nos mais diversos âmbitos. Diante do questionamento sobre quais variáveis possivelmente contribuem para a aquisição desse tipo de comportamento, e considerando a relação parental como contexto primário de aprendizagem, a pesquisa foi realizada abrangendo as variáveis disponíveis nesse contexto. Assim, o presente estudo teve por objetivo delinear os diferentes estilos parentais, e quais condições propiciam para o desenvolvimento de comportamentos proativos em crianças. Consiste em uma pesquisa de campo aplicada, de natureza qualitativa, o objetivo metodológico é descritivo e explicativo e a abordagem experimental utilizada foi o delineamento de sujeito único. A amostra abrange 3 crianças, 1 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, com idades entre 9 e 11 anos, e seus respectivos pais. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com os pais participantes e observações, norteadas por roteiros, das crianças e dos pais em situação que simule um ambiente de interação familiar. A análise dos dados obtidos foi feita com base na Análise do Comportamento, utilizando como ferramenta conceitual a análise funcional ou análise de contingências. Dessa maneira, o trabalho mostrou que as crianças participantes, com pais considerados autoritativos foram as que apresentaram mais variedades e frequência de comportamentos considerados proativos, levando a afirmar que os pais com estilo autoritativos dão mais condições para o desenvolvimento e instalação de comportamentos proativos dos filhos. A partir disso, emergiram reflexões sobre como efetivar a participação dos pais no processo de aprendizagem de comportamentos proativos dos filhos, sendo o Treino de Habilidades Sociais uma sugestão de intervenção.

A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento