“Tratamento, Intervenção e Educação para autistas” é tema de TCC de Psicologia

Defesa de monografia acontece no dia 1º de dezembro às 7h40h no SEPSI

Por Coordenação – Palmas-TO
30/11/2016 • Atualizado em 30/11/2016 09:07

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento. 

O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos. 

 

 

Agenda:

1º de dezembro de 2016

Horário: 7h40
Local: SEPSI

Acadêmica: Elza Morais de Medeiros

Banca: Prof. Me. Fabiana Fleury Curado (orientadora), Prof. Me. Mayra Dias Tavares e Prof. Esp. Hudson Eygo Soares Mota

 

TCC: Tratamento, Intervenção e Educação para pessoas com o transtorno do espectro autista

Resumo:O transtorno do espectro autista se caracteriza numa desordem de etiologia variada que compromete a socialização, a linguagem e o comportamento humano (GADIA, 2004). Os estudos sobre o autismo começaram em 1943, através do médico Léo Kanner que descreveu de forma sistematizada as características e os sintomas desta síndrome. Houve, segundo a literatura, uns vinte anos sem continuidade nos estudos. Segundo o DSMV (2014, p.53) “... os prejuízos na comunicação e na interação social são pervasivos e sustentados”. O objetivo deste trabalho é apresentar as técnicas de intervenções mais utilizadas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista nos últimos cinco anos. No decorrer da pesquisa, faz-se ciente a existência de vários tipos de tratamento, entre eles, farmacológicos, equipe multidisciplinar: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros. Existem vários programas, métodos e técnicas para manejo do espectro autista. Entre eles foram citados: método Teacch, tratamento e educação para pessoas autistas e com distúrbios correlatos de comunicação; ABA (Análise Aplicada de Comportamento); PECS (Sistema de Comunicação Através da Troca de Figuras); Son-Rise, o programa centrado na pessoa com autismo e Floortime, tempo no chão. Neste trabalho foram pesquisados três artigos baseados no método TEACCH, dois artigos baseados no ABA, dois artigos baseados no PECS, um artigo baseado no Floortime e um artigo baseado no Son Rise. Por fim notou-se que as técnicas usadas nas pesquisas desses artigos foram satisfatórias, apresentando resultados positivos, porém é preciso avançar.

 

A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento