“O Debilitamento dos Laços Familiares e a Terapia Familiar Psicanalítica” é tema de TCC de Psicologia

Defesa de monografia acontece no dia 6 de dezembro às 8h no CEULP

Por Coordenação – Palmas-TO
04/12/2016

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento. 

O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos. 

 

 

Agenda:

6 de dezembro de 2016

Horário: 8h
Local: Sala 208 - CEULP

Acadêmica: Acadiana Pereira Lopes

Banca: Prof. Me. Cristina D´Ornellas Filipakis (orientadora), Prof. Dra Irenides Teixeira e Prof. Me. Rosângela Veloso de Freitas Morbeck

 

TCC: O Debilitamento dos Laços Familiares e a Terapia Familiar Psicanalítica

Resumo: Muito embora a concepção familiar tenha sofrido alterações, se reconfigurando a partir das mudanças sociais, econômicas e culturais, a relevância da construção dos vínculos afetivos entre os integrantes desta constituição é evidente. O debilitamento destes laços estabelece princípios que influenciam significativamente no desenvolvimento saudável destes indivíduos, projetando dificuldades em suas relações futuras. Frente a isso, o presentetrabalho objetiva investigar teoricamente os principais diagnósticos psicanalíticos acerca do debilitamento dos laços familiares na atualidade e a contribuição da terapia familiar na manutenção destes laços. Para tanto, fora desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, considerando as percepções psicanalíticas de teóricos aplicáveis em nosso contexto familiar atual; as eminentes dificuldades de construção e manutenção dos laços afetivos; bem como os instrumentos e métodos da terapia psicanalítica familiar que auxiliam na reconstrução de vínculos e relações afetivas. Foram adotados artigos científicos e literaturas psicanalíticas a serem consultados como fontes de pesquisa, possibilitando o alcance dos objetivos propostos neste trabalho. De acordo com os resultados da pesquisa, observa-se que o debilitamento no meio familiar decorrente de vínculos frágeis, possui como principal fator propulsor, a falta de investimento dos membros que a constituem. No entanto, frente a percepção dos teóricos abarcados nesta pesquisa, a atuação clínica da terapia psicanalítica contribui de maneira eficaz para a minimização do sofrimento e para que os casais e as famílias possam construir mecanismos de ajuda que auxiliarão em seus relacionamentos, na resolução de conflitos e no fortalecimento de vínculos. Desta forma, é relevante aos acadêmicos e profissionais da área clínica a continuidade nas pesquisas dentro desta temática, tal como uma atuação ética, profissional e que possibilite a melhora no quadro dos pacientes que trazem consigo marcas de um debilitamento dos laços afetivos.

 

A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento