“O Envelhecimento bem Sucedido” é tema de TCC de Psicologia

Defesa de monografia acontece no dia 8 de dezembro às 19h no CEULP

Por Coordenação – Palmas-TO
06/12/2016 • Atualizado em 07/12/2016 20:15

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento. 

O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos. 

 

 

Agenda:

8 de dezembro de 2016

Horário: 19h
Local: Sala 208 - CEULP

Acadêmica: Ludimila Alves de Souza

Banca: Prof. Dra Ana Beatriz Dupré Silva (orientadora), Prof Me. Mayra Dias Tavares e Prof. Me. Rosângela Veloso de Freitas Morbeck

 

TCC: O ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO -  compreendendo as variáveis presentes no contexto dos idosos

Resumo: O presente trabalho teve por intuito caracterizar o contexto de pacientes do Serviço de Fisioterapia levantandoas variáveis que contribuem ou não para o envelhecimento bem-sucedido. Propôs uma pesquisa aplicada em campo com natureza qualitativa, objetivo metodológico exploratório, descritivo e explicativo, sendo levantamento o procedimento adotado. Para coleta de dados foram realizadas duas entrevistas individuais com as participantes, com roteiro semiestruturado.  Em seguida, foram utilizados o Mini - Exame do Estado Mental (MMSE), a Escala de Depressão Geriátrica (GDS), a Escala de Depressão de Beck (BDI) e a Escala de Atividade de Vida Diária (AVD). Os resultados obtidos foram analisados com base nos pressupostos da Análise do Comportamento, tendo como ferramenta conceitual a análise de contingências ou análise funcional. A amostra foi composta por quatro participantes, que foram divididas em dois grupos, o primeiro é constituído por uma mulher de 49 anos e o segundo por três mulheres com mais de 60 anos. Por meio dos dados coletados foi possível verificar que as participantes não têm se preparado para velhice. Além disso, questões financeiras, cuidados com a saúde e aparência, relacionamentos interpessoais, conjugais e familiares, história pregressa, trabalho, gênero, nível de escolaridade, lazer, bem como percepção e atuação sobre o envelhecimento são variáveis que interferem na forma como essa fase é vivenciada.  Dessa forma, constatou-se que o contexto em que o indivíduo está inserido influencia diretamente no envelhecimento. Diante disso, nota-se a necessidade de reflexões e diálogos sobre a velhice no decorrer da vida, a fim de desmitificar as concepções sociais construídas ao longo da história e aumentar as chances de o indivíduo vivenciá-lo de modo bem-sucedido.

 

A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento