“Estratégias de apoio de uma IES para acadêmicos deficientes visuais” é tema de TCC de Psicologia

Defesa de monografia acontece no dia 12 de dezembro às 8h no CEULP

Por Coordenação – Palmas-TO
11/12/2016

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, os acadêmicos de Psicologia têm os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) avaliados por banca de professores, conforme prevê o regulamento. 

O curso convida a comunidade acadêmica, familiares e amigos para prestigiarem as defesas das pesquisas realizadas pelos futuros psicólogos. 

 

 

Agenda:

12 de dezembro de 2016

Horário: 8h
Local: Sala 208 - CEULP

Acadêmica: Letícia Maria Ulsenheimer

Banca: Prof Me Fabiana Fleury Curado (orientadora), Prof Dra Ana Beatriz Dupré Silva e Prof Esp. Hudson Eygo da Mota

 

TCC: AS ESTRATÉGIAS DE APOIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARA ACADEMICOS DEFICIENTES VISUAIS

Resumo: O presente trabalho discutiu a avaliação dos discentes deficientes visuais de uma Instituição de Ensino Superior em Palmas – TO sobre as estratégias de apoio oferecidas ao processo ensino- aprendizagem e sua possível influência no processo de aprendizagem, oportunizando aos mesmos a possibilidade de dar sua opinião em relação ao tema referente a aspectos positivos ou negativos que poderiam ser melhorados.  Diante disso utilizou-se, a princípio a pesquisa de campo com objetivo descritivo, qualitativa e procedimento metodológico de levantamento com finalidade de atingir amostras relativamente pequenas, que trabalhou com opiniões, valores, atitudes e representações valorizando as variáveis encontradas a partir de questões muito particulares (MINAYO, 2000). Quanto à técnica utilizada no levantamento optou-se pela entrevista semiestruturada. Foram entrevistados os acadêmicos deficientes visuais vinculados ao núcleo de atendimento especializado aos discentes que concordaram em participar da pesquisa. Os participantes da pesquisa somam um total de quatro pessoas. A coleta de dados obtidos, e asrespostas dos participantes foram descritas separadamente, em concordância com os temas de cada pergunta. Sendo descritos em três etapas representadas por caracterização dos acadêmicos deficientes visuais, estratégias pedagógicas e ambiente de aprendizagem. A análise da pesquisa obteve resultados relevantes ao processo de ensino aprendizagem dos deficientes visuais, onde de acordo com os relatos dos entrevistados foi possível pontuar potencialidades e fraquezas, dentro do contexto acadêmico. Permitindo que alguns aspectos em relação a dificuldade de identificar salas e às estratégias utilizadas em sala de aula, tal como acontece atualmente com a utilização de vídeo aulas e datashows. Evidenciando assim que os profissionais atuantes na área de educação em consonância com psicologia e instituição devem não só orientar o aluno e encaminhar aos serviços de atendimento especializado aos discentes, mas também valorizar  potencialidades consideradas pelos discentes, que são as TA disponibilizados pela IES e o setor Alteridade, bem como propor novas pesquisas para que essa realidade seja cada vez melhorada, permitindo metodologias e técnicas aperfeiçoadas  e serem  difundidos no meio acadêmico.

A atividade é gratuita e vale 1h de atividade complementar.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento