Psicologia promove Mesa-Redonda com Sueli Rolnik

O evento tem parceria do CRP 23 e acontece dia 18 de março no CEULP

Por Coordenação – Palmas-TO
17/03/2017 • Atualizado em 17/03/2017 07:51

A mesa-redonda “Clínica, Política e Subjetividade”, com a Psicanalista Dra. Sueli Rolnik, tem o objetivo de discutir a prática da psicologia clínica em contraponto com o cenário sociopolítico contemporâneo, uma vez que o processo de subjetivação acontece em meio a um regime político, social, econômico e cultural. Compreender essa dinâmica é fundamental na pratica clínica, uma vez que ela influencia na forma como os seres humanos experienciam o sofrimento psicológico.

Neste contexto, o curso de Psicologia do CEULP/ULBRA, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia – 23ª Região, promove no sábado, dia 18 de março de 2017 às 13h a mesa-redonda “Clínica, Política e Subjetividade” que será mediada pelo Prof. Dr. Carlos Rosa (Professor da UFT e do curso de Especialização de Psicologia Clínica do CEULP/ULBRA)

 

 

Suely Rolnik é psicanalista, crítica de arte e cultura, curadora, Professora Titular da PUC-SP e, desde 2007, docente convidada do Programa de Estudios Independientes do Museu de Arte Contemporáneo de Barcelona. Em 2008, foi docente convidada do Master Oficial en Historia del Arte Contemporáneo y Cultura Visual, Universidad Autónoma de Madrid e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e pesquisadora convidada pela Fondation de France, no Institut National de l'Histoire de l'Art. Viveu exilada em Paris de 1970 a 1979 onde graduou-se em Filosofia e Ciências Sociais na Université de Paris VIII, e fez graduação, mestrado e DESS em Ciências Humanas Clínicas na Université de Paris VII. Doutorou em Psicologia Social pela PUC-SP, em 1987. Sua investigação enfoca as politicas de subjetivação em diferentes contextos, abordadas de um ponto de vista teórico transdidsciplinar e indissociável de uma pragmática clínico-política. Desde os anos 1990, atua sobretudo no campo da arte contemporânea. É membro fundador da Rede Conceitualismos do Sul, composta de 50 investigadores latino-americanos. Autora, entre outros, de Manifeste Anthropophage / Anthropophagie Zombie (Paris : Black Jack éditions, 2012), Archivmanie (Berlim: HatjCantz/Documenta 13, 2011), de Cartografia Sentimental. Transformações contemporâneas do desejo (Estação Liberdade, 1989; 2a Ed. Sulinas, 2006, 5a Ed. 2011) e, em colaboração com Félix Guattari, de Micropolítica. Cartografias do desejo (Vozes, 1986, 11a ed. 2011), cuja 7ª ed. revista e ampliada (2005) foi publicada em 7 países. Editora convidada de números especiais das revistas de arte Zehar (no. 51, Espanha, 2003) e Parachute (no. 116, Canadá, 2004). É autora de 80 ensaios, publicados em livros, revistas de arte e cultura e catálogos, em vários países, totalizando mais de 250 publicações. Tradutora, entre outros, dos Vol. III e IV de Mille Plateaux, de Deleuze e Guattari (Ed.34, 1997). Criadora do Arquivo para uma obra-acontecimento, projeto de pesquisa e ativação da memória corporal das proposições artísticas de Lygia Clark e seu contexto, no qual realizou 65 filmes de entrevistas no Brasil, na França, na Inglaterra e nos EUA. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento