Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra é o melhor do Tocantins, segundo ENADE

O conceito adquirido pelo curso do Ceulp foi 4, numa escala de 1 a 5.

Por Sonielson Sousa – Palmas-TO
20/03/2017 • Atualizado em 20/03/2017 10:35

Aos 17 anos, o curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra se destaca por configurar-se como o melhor curso da área no estado do Tocantins, de acordo com o ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

 

 

 O conceito adquirido pelo curso do Ceulp foi 4, numa escala de 1 a 5.

 

 

De acordo com a coordenadora da Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira, tanto a instituição como a coordenação e colegiado estão empenhados não só para manter-se na liderança regional, mas também para alçar a Psicologia do Ceulp entre os melhores cursos do país. “Ficamos extremamente felizes pela primeira colocação regional. Isso serve de balizador e combustível para que revisemos práticas e ajustemos percursos. Nosso objetivo é formar os melhores profissionais do mercado, contribuindo assim para uma formação de excelência e impactando positivamente a sociedade com psicólogos éticos e competentes”, diz Irenides.

 

Para a coordenadora adjunta, profa. Me. Cristina Filipakis, “os exames nacionais são importantes indicadores para se chegar a excelência. É importante estarmos atentos para entendermos as mudanças nacionais existentes nos campos do ensino, pesquisa e extensão e, a partir destas mudanças, preparar um profissional apto a atuar em qualquer área da psicologia, em qualquer lugar do Brasil, com uma formação científica, humanista e filosófica”.

 

O curso de Psicologia do Ceulp possui um perfil robusto. Em seu quadro docente há 25 professores. Desses, 10 são doutores, 12 são mestres e 3 especialistas. O curso conta ainda com os Laboratórios de Ensino (SEPSI – Serviço de Psicologia que funciona para toda a comunidade; a Clínica Escola; a Clínica do Trabalho e a Clínica de Direitos Humanos).  Possui também o ALTERIDADE – Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes que presta serviço a todos os alunos do campus do Ceulp.

 

De acordo com a coordenação de Psicologia, o curso tem os seguintes projetos de extensão: Psicologia em Debate, Ação Psi, Portal (En)Cena, Crescer, Cinemateca (En)Cena, Preview,  Observatório de Saúde Mental e Laboratório de Produção de Conceitos em Saúde Mental, além de 42 campos de estágio, em que os alunos escolhem atuar nas seguintes ênfases: Processos Clínicos, Processos Educativos, Promoção de Saúde, Processos de Gestão e ainda na área jurídica.

 

Nestes 17 anos o curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra já formou 25 turmas, com 413 psicólogos aptos a atuarem no mercado. De acordo com o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o ENADE é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. (Com informações do INEP e do Ceulp/Ulbra)

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento