CAOS: alienação parental é discutida em evento de psicologia

A Assistente Social Márcia Mesquita irá abordar a “Alienação parental” em minicurso

Por Fernanda Karoline Bonfim - Acadêmica de Psicologia do Ceulp – Palmas-TO
17/08/2017 • Atualizado em 19/08/2017 20:27

De acordo com o IBGE, discussões no campo socio jurídico refletiram no aumento do numero de guarda compartilhada, que passou de 2,7 %  para 5,4% em 10 anos, no entanto não exclui a alienação parental.  Mini curso sobre o assunto pretende trabalhar conceituação, resolver estudos de caso, aproximar e preparar profissionais para prevenir alienação.

 

A alienação parental é o ato de a mãe e/ou pai afastar o outro da vida da criança e/ou adolescente como meio de vingança. Tema que será tratado no Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), que acontecerá de 21 a 25 de agosto, no Ceulp/Ulbra, em um minicurso ministrado pela Profª. Me. Márcia Mesquita Vieira nos dia 21 e 22 de agosto.

Márcia Mesquita - Foto: arquivo pessoal

 

Segundo Márcia, o curso visa trabalhar o conceito de alienação parental, o marco legal e os rebatimentos no sistema da justiça; As intervenções profissionais no âmbito do judiciário, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade; e, aind, um pouco da prática profissional cotidiana no atendimento, com apresentação de casos e situações envolvendo alienação parental.

A alienação é resultado da falta de maturidade para separar conjugalidade de parentalidade, que reflete de forma conflituosa nos filhos. Há uma retirada da alegria e Liberdade da criança e/ou adolescente. O danos emocionais podem ser devastadores, como consequência, os filhos podem apresentar: depressão crônica, doenças psicossomáticas, ansiedade, transtorno de identidade e/ou imagem, isolamento, envolvimento com drogas, sentimento de rejeição, dentre outros. Logo, “é demasiadamente importante a atuação de profissionais especializados para mediar tais conflitos”, afirma Vieira. A palestrante esclarece que com a oficina o público poderá aproximar-se mais do assunto e suas manifestações na vida das pessoas.

Segundo Gilcerene Sandoval, advogada e acadêmica de psicologia, declara  que “aparentemente parece ser apenas uma questão legal, mas o tema envolve o ponto de vista da subjetividade da criança e/ou adolescente refém da alienação parental”. Como advogada e futura psicóloga, ela percebe o assunto como tão impactante que cogita a possibilidade de, possivelmente, ser seu tema de TCC. Já para acadêmica de Psicologia, Josiane Ribeiro, é “um assunto extremamente importante no qual sempre tive curiosidade de aprender”. Seu objetivo é conhecer, entender e aprender técnicas para intervir como futura profissional de psicologia.

 

Sobre a ministrante:

Márcia possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995) e mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Atualmente é Professora, Coordenadora do curso de Serviço Social e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, também atuando como Analista Técnica - Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. 

 

 

Por que Caos?

A subversão de conceitos aparentemente fechados é uma das marcas das mentes mais invejáveis de todos os tempos. E pensar de forma subversiva é também quebrar com a linearidade das considerações pré-concebidas. Assim, resignificar e despir as "verdades" são a tônica de toda a produção científica, de toda a produção de saberes. Caso contrário, não se estaria produzindo ciência, mas, antes, dogmas.

A palavra CAOS, neste contexto, ganha especial sentido, já que remete à possibilidade do princípio da impermanência e da criatividade. A Física diz que é do princípio do CAOS que surge parte dos fenômenos imprevisíveis, cuja beleza se materializa na vida que se desnuda a todo instante.

É neste sentido que, também, para a Psicologia, o CAOS possibilita pensar sobre uma maneira de enxergar o Ser para além de rótulos ou de concepções a priori. Este microcosmo humano que é objeto de escrutínio do profissional de Psicologia guarda uma gama de imprevisibilidade e de originalidade que representam a própria riqueza da existência. Afinal, pelo CAOS pode-se iniciar intensos processos de mudanças, auto superações e singularidades. É pelo princípio do imprevisível e do radicalmente distinto que se vislumbra a beleza da diferença. Estas são, em súmula, as bandeiras da Psicologia, área da ciência calcada essencialmente no Humanismo, que busca elevar a condição humana em toda a sua excentricidade, sem amarras, sem julgamentos. Esse é o princípio do CAOS, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia do Ceulp/Ulbra.

 

Serviço:

O que: Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia - Caos

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia - CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.net/mural

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento